TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Literatura Estrangeira Influencia A Literatura Brasileira?

Artigo: Como A Literatura Estrangeira Influencia A Literatura Brasileira?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  2.191 Visualizações

A história da literatura brasileira veio construindo-se, através das tentativas dos críticos românticos, que, inicialmente, buscaram coletar um corpus que pudesse justificar a própria existência de uma literatura que se pudesse chamar de brasileira. Nesta fase, marcada por um critério meramente quantitativo, além desta tarefa árdua, os críticos românticos tomaram a si a preparação de edições e reedições dos textos já coletados, seguidos de notas biográficas e explicativas. Feito isto é que se pôde pensar na construção da história da literatura brasileira propriamente dita. Esta tarefa coube aos críticos posteriores, do realismo-naturalismo, que tinham como meta, como índice de maturidade de seus discursos críticos, a elaboração de uma história da literatura.

De acordo com a leitura dos textos,a literatura estrangeira influencia a literatura brasileira, através do sentimento de nacionalidade que nasceu concomitante com o instinto de americanidade. A partir daí, muitos textos do Brasil foram vistos como o próprio continente americano pelos nossos escritores românticos, aqueles que, refletiram sobre nossa identidade.

A relação de interação com a América, apesar das observações frequentes nos textos dos pesquisadores de literaturas ibero-americanas sobre o desconhecimento recíproco entre os escritores de literaturas de expressão hispano-americana e luso-americana, a ponto dos últimos, em muitos momentos, referirem-se às literaturas latino-americanas, como um bloco no qual não se vêem.

Essa influência da literatura estrangeira, está na permanência da visão, que é o esquecimento ou mesmo o desconhecimento de textos que constituem as fontes primárias da formação destas literaturas por parte de muitos estudiosos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com