TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia Profissional

Exames: Competencia Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 07: Depois da leitura: continuar compreendendo e aprendendo

Ao nos debruçar sobre as estratégias para o trabalho da compreensão leitora com foco no “depois da leitura”, é preciso que tenhamos claro que não podemos estabelecer limites fixos e claros entre o que acontece nos três momentos: antes, durante e depois da leitura.

Isso ocorre, principalmente, porque o leitor é um sujeito ativo, com intencionalidade, envolvido em um processo que não se dobra a uma sequência de passos prévia e rigidamente estabelecida.

Ainda assim, é possível intervir de forma pontual considerando três estratégias, cuja concretização prática ocorre especificamente no depois da leitura, mas atentos ao que Solé ressalta (1998, p.161):

“(...) qualquer uma das estratégias mencionadas se constrói durante a leitura, embora continue sendo construída em sua concretização como resultado da leitura”.

Ainda segundo Solé (1998), há três estratégias que compõem o centro do trabalho nessa etapa do processo de compreensão leitora: identificação da ideia principal, elaboração de resumo e formulação de resposta de perguntas.

1. Identificação da ideia principal

Cunningham e Moore (1990), autores citados por Solé, identificam até nove tipos de repostas dadas por bons leitores ao pedir que indicassem a ideia principal de um parágrafo. Mesmo com temas distintos, os autores Cunningham e Moore consideram que todas as respostas abordam informação relevante do texto e, portanto, são legítimas quanto à ideia principal. Esse dado é imprescindível e precisa ser levado em conta pelo professor ao trabalhar a ideia principal com sua turma. Não há uma única ideia principal; o mais importante é partir da definição do que vem a ser essa ideia principal e como se ensina os alunos o caminho até ela.

Como primeiro passo é necessário desvincular o conceito de ideia principal do tema. O tema indica aquilo do que trata o texto e pode se apresentar através de uma palavra. O aluno pode ter acesso ao tema ao responder a questão: “De que trata esse texto?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com