TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia proficionais

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Podemos considerar como fatores importantes relacionados à alfabetização:

  1. Que, ao chegar à escola, a criança já tem muitos e relevantes conhecimentos sobre a leitura e a escrita.
  2. O tipo de instrução que as crianças receberão vai influenciar o tipo de habilidade que poderá adquirir e desenvolver.
  3. A atuação do professor como intermediador, facilitador, como agente que fomenta a proporciona diferenciadas experiências de linguagem é fundamental.
  4. O acesso ao código também deve ser objeto da dedicação do professor – e consequentemente de todos os envolvidos nesse processo –, mas sempre inserido dentro de contextos significativos.

Está correto o que se afirma em:

Escolher uma resposta.

[pic 2]        

a. III e IV.

[pic 3]

b. I, II, III e IV. [pic 4]

[pic 5]

c. I, II e III.

[pic 6]

d. I e IV.

[pic 7]

e. I e III.

Resposta correta: I, II, III e IV.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! A criança, ao chegar à escola e ser inserida no processo de alfabetização, já traz muitos conhecimentos sobre a leitura e a escrita e precisa ser inserida em contextos significativos, ter acesso ao código e, também, contar com o apoio e orientação imprescindíveis de seu professor.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

Alfabetização, segundo Garton e Pratt (1991), é:

Escolher uma resposta.

[pic 8]

a. Um método através do qual as pessoas aprendem a ler e a escrever, envolvendo também a linguagem oral na aprendizagem de um sistema amplo que é o sistema da língua escrita.

[pic 9]

b. O domínio da linguagem falada e da leitura e da escrita. Consideram que uma pessoa alfabetizada tem a capacidade de falar, ler e escrever com outra pessoa e a consolidação desse processo implica aprender a falar, ler e escrever de forma competente. [pic 10]

[pic 11]

c. A competência que abrange a linguagem escrita e que tem como principal objetivo instrumentalizar a criança na interpretação dos códigos específicos da língua se tornando, pouco a pouco, uma leitora eficiente.

[pic 12]

d. O domínio da leitura e da escrita designando como alfabetizada a pessoa que apresenta desenvoltura nessas duas áreas. Consideramos como competente a pessoa que lê e escreve de forma autônoma e competente.

[pic 13]

e. Um processo que é disparado a partir da entrada da criança no universo escolar, fomentado e ampliado nesse espaço. Para tal a criança precisa contar com a intermediação do professor.

Resposta correta: O domínio da linguagem falada e da leitura e da escrita. Consideram que uma pessoa alfabetizada tem a capacidade de falar, ler e escrever com outra pessoa e a consolidação desse processo implica aprender a falar, ler e escrever de forma competente.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois o conceito de alfabetização é abrangente, engloba a linguagem falada e a escrita. Considera como consecução do processo a competência também nas áreas da oralidade (fala), leitura e escrita. Entendemos que as linguagens oral e escrita são diferentes, mas ambas são igualmente importantes e precisam ser consideradas pelo professor na formação de leitores eficientes.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question5

Notas: 1

Sobre o sistema de símbolos no processo de alfabetização, é válido afirmar que:

  1. É preciso conhecer o código, ter acesso ao sistema de símbolos, mas esse é apenas um dos marcos do processo de alfabetização, e não o único.
  2. Interpretar o texto através da decifração do código deveria ser o foco primordial do processo de alfabetização.
  3. Ler é decodificar, é conhecer o código, a “chave” que nos permite entrar no texto.

A partir de sua leitura das afirmações acima, assinale uma das alternativas:

Escolher uma resposta.

[pic 14]

a. Apenas a afirmação I está correta. [pic 15]

[pic 16]

b. Apenas a afirmação II está correta.

[pic 17]

c. Apenas a afirmação III está correta.

[pic 18]

d. Todas as afirmações estão corretas.

[pic 19]

e. I e III estão corretas.

Resposta correta: Apenas a afirmação I está correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com