TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Língua e Linguagem de Saussure e do PCN

Por:   •  14/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 3

A linguagem é uma atividade da fala e do intelecto, ou seja, é o domínio da língua que possibilita ao falante ação e interação social em comunidade. Através da "linguagem os homem e as mulheres se comunicam, tem acesso á informação, expressam e defendem pontos de vistas, partilham ou constroem visões de mundo, produzem Cultura." (BRASIL,1998,p.20)

Entende-se que a linguagem é um fator essencial para as relações interpessoais onde o indivíduo se relacionam através de ações, expressões, ideias e pensamentos.

"Língua é um sistema de signos específicos, histórico e social." (BRASIL,1998,p.20) que possibilita aos indivíduos de uma comunidade ou grupo atribuir significados ao mundo e ao meio o qual estão inseridos.

A língua é um sistema de comunicação que vai além da decodificação de palavras, demanda que o indivíduo saiba os significados culturais  para que haja interação social.

O parâmetro curricular nacional (PCN) apresenta os conceitos linguagem e língua como produto voltado para a comunicação do indivíduo em sociedade, a prática do diálogo, bem como a interação e a resposta das ações proporcionadas pela fala. Atribui-se também ações manifestadas "linguisticamente por meio de textos. O produto da atividade discursiva oral ou escrita que forma um  todo o significativo,."(BRASIL,1998,p.21)

A teoria geral proposta por Saussure apresenta a linguagem como o campo que abrange vários domínios ao mesmo tempo em que se restringe ao domínio social e individual. Trazendo a linguagem com uma parte do todo. E a língua como um objeto unificado e sujeito a classificação, a qual definiu como um sistema de signos.(PETTER,2003)

Comparando os conceitos PCN com os abordados pela teoria da linguagem apresentada por Saussure nota-se que ha semelhança na abordagem conceitual da língua onde ambas trazem o conceito de língua como sistema de signos, objeto que fundamenta a fala. ‘’A fala é um ato individual; resulta das combinações feitas pelo sujeito falante utilizando o código da língua; expressa-se pelos mecanismos psicofísicos (atos de fonação) necessários à produção dessas combinações.’’ .(PETTER,2003,p.10)

 Porém no campo da linguagem percebe-se que o PCN retrata como o domínio da língua, a fala como fator de interação social, já para Saussure "a linguagem envolve uma complexidade e uma diversidade de problemas que suscitam a análise de outras ciências como a psicologia a antropologia etc., além da investigação da linguística."(PETTER,2003,p.9) a linguagem para Saussure é complexa transcende o campo da comunicação, o PCN retrata ambas concepções embasada na comunicação e interação humana.

No campo de estudos linguísticos Noam Chomsky trouxe suas contribuições a respeito da língua e linguagem. A linguagem para ele é a capacidade advinda geneticamente, inata e específica da raça humana. Aponta a linguagem como competência que permite o falante reproduzir a língua que adquiriu de modo inato durante a infância. (PETTER,2003)

Aponta o conceito de língua como sistema linguístico socializado, definindo-a como uma competência humana que possibilita a interação e comunicação social. “A competência Linguística é a porção do conhecimento do sistema lingüístico do falante que lhe permite produzir o conjunto de sentenças de sua língua; é um conjunto de regras que o falante construiu em sua mente pela aplicação de sua capacidade inata para a aquisição da linguagem aos dados linguísticos que ouviu durante a infância” .(PETTER,2003,p.11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com