TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neste presente resumo apontaremos as principais características e conceitos das teorias de Ferdinand de Saussure; Noam Chomsky e Lucien Tesnière.

Por:   •  5/11/2015  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Neste presente resumo apontaremos as principais características e conceitos das teorias de Ferdinand de Saussure; Noam Chomsky e Lucien Tesnière.

Ferdinand de Saussure

Ferdinand de Saussure foi o fundador da Linguística Moderna, este trouxe novos horizontes para a linguística com o estudo da língua e da fala (Langue e Parole).

Saussure explicava a Langue como social, ou seja, ela não poderia ser criada ou modificada por seus falantes. Já a Parole, seria a fala particular, individual, diferente de pessoa para pessoa, segundo o Linguista estruturalista (Saussure) a parole é composta por atos individuais, do passado ao futuro, e para entendê-la é preciso escoltar as mudanças da língua no passar do tempo.

Saussure faz a dicotomia entre Diacronia e Sincronia. Para ele diacronia estuda as mudanças que a língua sofreu através do tempo e sincronia é o estudo da língua num determinado período do tempo.

Este linguista também faz a distinção entre Sintagma e Paradigma, estes são considerados por Saussure eixos horizontais e verticais. Sintagma seria o eixo horizontal, linear da linguagem, a combinação de palavras que podem ser associadas. Já o paradigma seria o eixo vertical, um sistema pré- estabelecido ou já existente (a língua).

Agora veremos a oposição que Saussure realiza entre Significado e Significante. Para este linguista a linguagem é um sistema de signos que é a combinação entre um conceito e uma imagem sonora ou a junção entre um conceito (significado) e um significante (um som).

Noam Chomsky

Para este linguista a língua é um sistema organizado que faz com que exista comunicação humana e todo falante tem uma competência linguística ele também dizia que a linguagem é o reflexo do pensamento.

Chomsky publicou a gramática Syntactic Structures onde defendeu uma teoria gerativista. Para o mesmo a gramática representa um conjunto finito de regras capaz de dar conta de um número infinito de atos.

Ele assim como Saussure também fez dicotomias, porém, entre a Competência que é o conhecimento que um falante tem das regras de uma língua e do Desempenho que é o uso efetivo da língua pelo falante em situações reais.

Chomsky reproduziu gramática como conjunto de regras de funcionamento da língua; gerativa como capaz de gerar um número infinito de frases a partir de um número limitado de regras; transformacional como capaz de descrever as regras de transformação entre duas estruturas (Superficial e Profunda).

A base do esquema da teoria Chomskyana seria:

F=SN+SV

SN: determinante +nome+ modalizador

SV: verbo +SN+SP

SPREP: PREP+SN

Essa base nos mostra que toda frase é composta por um sintagma nominal e um sintagma verbal. Os sintagmas sempre vão se organizar a partir de um núcleo, cujas relações sintáticas são estabelecidas.

Lucien Tesnière

Sua principal contribuição foi publicada no livro Éléments de Syntaxe Structurale, onde ele apresenta a formalização das estruturas sintáticas da frase segundo exemplos de diferentes línguas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com