TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções De Linguagem

Monografias: Concepções De Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

AS CONCEPÇÕES DA LINGUAGEM

1. Cite as três concepções da linguagem.

• representação do mundo e do pensamento,

• instrumento de comunicação,

• forma de interação entre os sujeitos.

2. Situe tais concepções no tempo, observando a perspectiva linguística a que cada uma se filia.

• Segundo a concepção de linguagem, representação do mundo e do pensamento, entende-se que o ser humano representa o mundo para si através da linguagem. Essa concepção advém do pensamento platônico, cerca do século IV a. C. Há essa concepção de linguagem está ligada a gramática normativo-prescritiva.

• Concepção de linguagem, instrumento de comunicação, segundo essa concepção, a língua é vista como um código, um conjunto de signos organizados de acordo com

regras, capaz de transmitir uma mensagem de um emissor a um receptor. Essa concepção advém dos postulados teóricos relacionados à Teoria da Comunicação (século XX). Essa concepção levou ao estudo da língua enquanto código virtual,

isolado de sua utilização – na fala [cf. Saussure] ou no desempenho [cf. Chomsky].

• Concepção de linguagem, forma de interação entre os sujeitos, a linguagem é entendida como uma forma de ação, de interrelação entre os falantes. Tal concepção advém, principalmente, dos postulados teóricos de Bakhtin (década de 1920). Tal concepção de língua vai de encontro ao estruturalismo e ao gerativismo chomskyano, uma vez que essas teorias analisam a língua quanto a seus componentes abstratos, fora de qualquer contexto de uso.

3. A partir da relação acima estabelecida, discuta sobre quais consequências cada uma das concepções traz para o ensino de língua.

• Concepção de linguagem, representação do mundo e do pensamento, estabelece uma relação direta entre pensamento, linguagem e mundo. Uma das consequências é dizer-se que um(a) estudante não “se expressa (fala / escreve) bem” porque não pensa.

• Concepção de linguagem, instrumento de comunicação, nessa perspectiva, aprender a língua é decodificar um código. Tal concepção nega as características essenciais da linguagem: social, histórica e dialógica. Critica-se tal concepção por conta de seu caráter estático e mecanicista, como se cada participante do processo interativo só agisse em um momento específico, desconectado um do outro.

• Concepção de linguagem, forma de interação entre os sujeitos, a linguagem concebida como uma forma de ação, de interrelação entre os falantes implica o estudo das manifestações linguísticas produzidas por indivíduos concretos em condições concretas de produção. Qualquer que seja o aspecto da expressão-enunciação considerado, ele será determinado pelas condições reais de enunciação em questão.

4. Observe a importância do processo de interação para a construção do conhecimento. Discuta sobre isso, procurando outras fontes.

• Na perspectiva interacionista da linguagem, percebe-se a língua como um jogo entre sujeitos, como um lugar de interlocução. Tal consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com