TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecendo animais

Relatório de pesquisa: Conhecendo animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera - Uniderp;

Polo de ensino: Unieducação

Pedagogia 3° série

Participantes: Maria Caetano da Silva: RA: 7931676550

Poliana Amaro da Silva: RA: 448498

Edna Vaz Ribeiro: RA 7941712393

Juliane da Silva Marques: RA 7928702689

Didática e Prática de Ensino

Goiânia,

18 de Março, 2014

Dedicatória

Dedicamos este trabalho a todos que como nós

acreditam que a didática e uma das chaves que

abrem as portas para o professor vencer

inúmeras dificuldades no processo de ensino e

aprendizagem.

Agradecimentos

Agradecemos a Deus, pela saúde, fé, e perseverança que tem nos dado, os funcionários da Escola Gotinha do Saber que nos ajudou no desenvolvimento desde trabalho, a Professora Divina pela orientação, as nossas colegas de classe e a todos que de alguma forma nos auxiliaram.

Didática

1. Nome do Projeto: Conhecendo os Animais

2. Publico Alvo: alunos do 4º ano

3. Justificativa: Trabalhar a importância dos animais e sua valorização no meio ambiente e no meio social, destacando a afetividade e a socialização como um todo despertando nos alunos a curiosidade sobre novas espécies de seres vivos e com a exposição visual e física os alunos tenha maior conscientização do mundo animal conhecendo sua origem, raça e espécie e também enfatizando sua alimentação seus cuidados especiais e seu habitat natural.

Natureza e Sociedade: Compreender a importância da conservação dos espaços coletivos e da preservação do meio ambiente. Compreender os fenômeno da natureza e suas influências. Compreender os perigos existentes na natureza.

Linguagem Oral e Escrita: Valorizar a importância dos animais no cotidiano.

Música: Imitar, inventar e reproduzir sons de animais. Ampliar o repertorio musical com um musicas de animais.

Movimento: Valorizar as suas conquistas corporais e dos colegas. Aperfeiçoar as suas habilidades manuais e gestos relacionados aos animais. Deslocar-se sendo capaz se orientar espacialmente, de forma a explorar e perceber o ambiente por meio dos órgãos dos sentidos.

Matemática: Identificar e comparar tamanhos: Grande, Médios e pequenos. Estabelecer diferenças e semelhanças (Figuras, pessoas , animais e objetos).

4. Objetivos gerais e específicos:

* Despertar o interesse sobre os animais e sua valorização.

*Estabelecer a interação e socialização dos alunos e dos animais que será trabalhado durante este período.

* Conhecer e reconhecer os animais e suas diferenças.

* Valorizar a natureza respeitando os animais e as pessoas.

5) O projeto será desenvolvido em uma semana tendo duração de 2 horas cada aula.

6) Desenvolvimento:

Todos os dias em sala de aula serão falados sobre os animais: Mamíferos, vertebrados, peixes, répteis, invertebrados e aves.

Em roda será trabalho do Musicas com o mesmo tema: Peixe Vivo, Sapo Cururu, Patinho na lagoa, O sapo na lava o pé, Dona Arranha, Borboletinha, Elefante incomoda, Galinha pintadinha, Pescoço da Girafa, Fui morar na casinha, Jacaré , Rabo da Serpente, Minhoquinha, Tatu, Coelhinho ...Também será contado histórias do mundo animal e assistiremos ao filme REI LEÃO 1, 2 E 3 e tendo também uma conversa informal sobre o filme , aplicaremos atividades lúdicas como: Mímica imitando animais e dançando como os animais. Uma vez por semana as crianças falaram sobre seus animais de estimação e sua historia, como foi que ganhou qual o nome dele? Quem escolheu? Onde dorme? O que ele come? Qual sua Raça? Sua cor? Tamanho? Fazer diversos cartazes com figuras de animais e pessoas mostrando suas semelhanças e diferenças.

Materiais: Livros infantis, revistas, jornais, cola, tesoura, cartolina, som, cd.

APRENDER E O ENSINAR

Na educação infantil, risco e rabisco vão muito além do que as palavras podem expressar. Fazer parte dessa fase da vida de uma criança e importantíssimo até porque representam momentos vitais para o desenvolvimento das crianças, qual o processo não é suficiente para significar a aquisição de conhecimento e habilidades. O ambiente escolar além de ter uma rotina pré-definida com horários e escala para cada atividade proposta, para cada refeição tal como pude ver na Escola Gotinha do Saber uma creche com uma escala semanal para os professores e monitores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com