TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumidores, trabalhadores, investidores

Resenha: Consumidores, trabalhadores, investidores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Resenha  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

dsfsdfsdfdsfsdes” abrangem consumidores, trabalhadores, investidores, entidades

do governo, proprietários de terra, empresas – na realidade, quaisquer agentes que tenham participação na produção e/ou distribuição de bens (riqueza). A Microeconomia explica como e por que essas unidades tomam decisões de produção e consumo. Por exemplo, ela esclarece como os consumidores tomam decisões de compra e de que forma suas escolhas são influenciadas pelas variações de preços e rendas; explica, também, de que maneira as empresas determinam o número de trabalhadores que contratarão e como os trabalhadores decidem onde e quanto trabalhar.

Outra importante preocupação da Microeconomia é saber como as empresas interagem para formar as unidades maiores – mercados e indústrias. A Microeconomia ajuda a compreender, por exemplo, por que razão a produção de soja no Brasil (e no Paraná) se desenvolveu da forma como se desenvolveu e como os produtores e consumidores interagem no mercado de soja (e nos demais mercados do agronegócio). Ela explica como são determinados os preços das sacas de soja, os montantes de investimento em sua produção e quantas toneladas de soja são produzidas a cada ano. Por meio do estudo do comportamento e da interação entre cada empresa e os consumidores, a Microeconomia revela como os setores e os mercados operam e se desenvolvem, por que são diferentes entre si e como são influenciados por políticas governamentais e condições de produção e consumo globais.

Logo, pode-se concluir que a Teoria Microeconômica (ou Teoria dos Preços, como também é conhecida) preocupa-se em estudar o comportamento econômico das unidades individuais, tais como consumidores, empresas e proprietários de recursos. Ela trata, basicamente, dos fluxos de bens e serviços das empresas para os consumidores, dos fluxos dos recursos produtivos (ou seus serviços) dos seus proprietários para as empresas, da composição desses fluxos e da formação dos preços dos componentes desses fluxos. Nesse sentido, alguns dos objetivos da Teoria Microeconômica é responder questões do tipo:

• o que determina o preço dos diversos tipos de bens e serviços?

• o que determina a remuneração de um trabalhador?

• o que determina o quanto de cada mercadoria será produzido?

• o que determina a maneira pela qual um indivíduo gasta sua renda

entre os mais diversos tipos de bens e serviços?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com