TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crônica Histórica

Por:   •  9/7/2019  •  Seminário  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI[pic 1]

CENTRO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL

DISCIPLINA: ESTRUTURALISMOS LINGUÍSTICOS

PROFESSOR (A): TERESINHA

CURSO: LETRAS PORTUGUÊS

ATIVIDADE DE ESTUDO: LIVRO: CURSO DE LINGUÍSTICA GERAL – FERDINAND DE SAUSSURE

ALUNA: Rafaela Ozana da Silva Rocha

  1. Saussure definiu duas características que distinguem o signo linguístico de todos os outros. Indique-as e explique. Dê exemplos.

R- O signo linguístico é o elemento representativo que apresenta dois aspectos: o significado e o significante. Para Saussure o signo linguístico é, pois uma entidade psíquica de duas faces é ainda a combinação do conceito e da imagem acústica.

Exemplo: ao escutar a palavra cachorro, reconhecemos a sequência de sons que formam essa palavra. Esses sons se identificam com a lembrança dele que esta em nossa memória. Essa lembrança constitui uma real imagem sonora, armazenada em nosso cérebro que é o significante do signo cachorro.    

  1. Na época, da virada do século XIX para o XX, estava acontecendo no mundo da ciência uma extensa discussão sobre o objeto cientifico. Havia uma tensão entre universal e particular. Na área dos estudos lingüísticos, Saussure resolve essa tensão traçando uma distinção entre “langue” (língua) e “parole” (fala). Elabore um pequeno texto explicando essa distinção sobre a teoria saussuriana.

R- A língua é uma construção coletiva, um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que esta depositada, como produto social na mente de cada falante de uma comunidade. Assim, a língua possui homogeneidade e não varia entre os sujeitos de um grupo linguístico- social, estando capacitada a ser o objeto do estudo linguístico. Já a fala, para Saussure, é um ato individual e esta sujeita a fatores externos, muitos desses não linguísticos e, portanto, não passiveis de analise cientifica.

Assim, a fala é assistemática, heterogênea e concreta, é considerada por ele como algo individual e a forma como cada individuo desenvolve sua língua. A língua é sistemática, homogênea, abstrata e, portanto, passível de analise interna. A língua faz a unidade da linguagem, é um sistema linguístico que envolve uma sociedade.

  1. Por que Saussure, pai da linguística, separou a língua para fazer a sua analise? Explique.

R- A linguística tem um lado social e um individual sendo impossível conceber um sem o outro. No entanto, o lado social se sobressai do individual, na medida em que ele é representado pela língua, enquanto o último é pela fala. Assim, a língua é analisada separadamente por ter uma base irredutível para ser objeto de estudo de uma ciência especifica e estabelece um novo tipo de olhar para a linguística, que poderia ser vista a partir de seu funcionamento, não mais de sua função.

  1. Explique o caráter linear do significante.

R- O significante é constituído por uma sequência de sons, e sendo de natureza auditiva, desenvolve-se no tempo. Em oposição à escrita desenvolve-se espacialmente. Assim sendo, tem o caráter linear por desenvolver-se no tempo e sua extensão medida em segmento linear: um som após o outro, de acordo com cada cultura.

  1. Explique o caráter imutável e mutável do signo linguístico.

R- Paradoxalmente o signo linguístico é simultaneamente mutável e imutável. O signo é imutável pela simples razão de que "relativamente à comunidade linguística que o emprega, o signo não é livre, mas imposto. A massa social não é consultada, e o significante escolhido pela língua não poderia ser substituído por qualquer outro. Não só um indivíduo seria incapaz, se o quisesse, de modificar no quer que fosse a escolha que foi feita, mas a própria comunidade não pode exercer a sua soberania sobre uma só palavra: ela está ligada à língua tal como é.

O signo linguístico aparece como mutável. Como instituição social também a língua está sujeita à ação do tempo. A mutação provocada pelo tempo sobre a língua consiste fundamentalmente num desvio na relação entre significante e significado. 

  1. Exemplifique como são desenvolvidos os estudos diacrônicos e sincrônicos da língua.

R- Um estudo sincrônico da língua incide nas características que a língua apresenta durante um dado período do tempo ele é momentâneo, apresenta características estáticas e descritivas, estuda apenas as variações da língua que coexistem numa determinada época e analisa a língua como um conjunto fechado que apresenta regularidade e homogeneidade própria de uma determinada época.

Um estudo diacrônico da língua incide nas mudanças que a língua apresenta ao longo do tempo ele apresenta a evolução que as palavras sofrem através do tempo, apresenta características dinâmicas e históricas, remontando à origem das palavras e ao incidir sobre o processo evolutivo da língua, caracteriza-se como o estudo da sucessão de diversas diacronias, possibilitando comparações.

  1. O que CLG aborda sobre a pancronia? Justifique.

R- Segundo Saussure em linguística como no jogo de xadrez, existem regas que sobrevivem a todos os acontecimentos. Trata-se, porem, de princípios gerais que existem independentemente dos fatos concretos; quando se fala de fatos particulares e tangíveis, já não há ponto de vista pancrônico. Somente os sons da palavra considerados em si mesmo dão lugar à observação pancrônica, mas não tem valor linguístico. O ponto de vista pancrônico não alcança jamais os fatos particulares da língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com