TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM CURSO DE LETRAS

Por:   •  29/9/2019  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

CURSO DE LETRAS

Disciplina: GEL150 – Projeto de Prática Interdisciplinar I

Docente: Raquel Marcia Fontes Martins

Discente: Vitória C. Rosa Prado.

Período: 2019/1.

ATIVIDADE: Leitura e Análise BNCC - questão da interdisciplinaridade.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define e legisla quais são as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Tal documento norteia a elaboração dos currículos nacionais, supostamente garantindo a todos os estudantes um ensino integral, justo, inclusivo, democrático e de qualidade. Toda e qualquer instituição de Educação Básica deve cumprir as diretrizes estabelecidas no documento, que definem o que deve ser aprendido em cada etapa da educação de base de um cidadão brasileiro.

Há, logo na introdução do documento, uma seção de 10 itens definidos como as competências gerais da educação básica, que devem ser trabalhadas ao longo do ensino e compreendem todas as dimensões do indivíduo, juntamente com os marcos legais, os fundamentos pedagógicos e pacto interfederativo/implementação da BNCC, em que destaco a questão dos currículos e a forma em que eles são constituídos em cada escola.

A BNCC funciona como meio de condução aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar e à construção dos eventuais currículos, sem ignorar as particularidades de cada escola no que diz respeito à metodologia e aos aspectos sociais e regionais de cada população de alunos nas diferentes modalidades de ensino (Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação a Distância). Ou seja, cada instituição decide como construir o seu currículo, ao utilizar as estratégias que seriam mais adequadas em seu projeto político pedagógico, desde que estejam em concordância com a BNCC.

Um aspecto a ser considerado no Ensino Básico, independentemente de particularidades metodológicas de cada instituição, é a interdisciplinaridade. Mas como ela é tratada no documento de Base Nacional Comum Curricular? Eu diria que tal aspecto é, sim, trabalhado no documento, entretanto, de uma forma não totalmente exemplificada ao professor – A BNCC trabalha questões de interdisciplinaridade, mas não estão presentes no documento o processo, o método de como essa interdisciplinaridade se materializaria na prática pedagógica.

O termo interdisciplinaridade é tratado na seção de língua inglesa no ensino fundamental como uma proposta de fruição estética de gêneros como poemas, peças de teatro etc; e na seção de matemática, também no ensino fundamental, com o estudo de conceitos básicos de economia e finanças, que envolveriam as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro.

A minha proposta interdisciplinar – tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental – no âmbito de Língua Inglesa, por exemplo, visaria uma transgressão cultural, por meio de mostras e feiras com temas de determinados países e regiões estrangeiras onde se tem a língua inglesa como materna, mostrando que o efetivo ensino de língua vai muito além de ensinar segmentos gramaticais, encaminhando para o contato cultural, social, político e econômico com uma língua de caráter global e intercultural. Deve-se, então, atribuir o ensino de Língua Inglesa como um direito do aluno, e, a partir disso, atribuir ao ensino, uma perspectiva geográfica, histórica, social, científica e afins, de modo que se contemple e se materialize a interdisciplinaridade com as diversas áreas de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com