TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares 2014 Letras Unip

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  1.802 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP INTERATIVA

TRABALHO EM GRUPO – TG

IGOR MIRANDA PORTES

RA 1230243

PÓLO BOM DESPACHO – MG

MARÇO

2015

O percurso do olhar apresenta a relação entre o conteúdo e a expressão. Essa relação de significado e manifestação se encontra presente nos textos não verbais de forma mais impactante do que nos textos verbais, uma vez que as imagens e músicas não somente complementam o conteúdo expresso como também apresentam maior significância em sua contextualização.
        Os Planos de Conteúdo e de Expressão estão conectados no processo de significação do texto produzindo efeitos de sentido, sendo que o Plano de Conteúdo, explicaria, justificaria ou geraria pontos de significação para o texto e já o Plano de Expressão é como esse conteúdo se estruturaria nos diversos sistemas, como por exemplo, através das artes, em uma obra (pintura), onde os diversos elementos como os traços, cores, plano, profundidade e a forma com que os objetos estão dispostos para gerar um sentido completo da obra. Portanto é no plano de Conteúdo que é encontrado o conceito da obra e no Plano de Expressão é a maneira da qual o conteúdo vai ser exposto. O estabelecimento de uma combinação entre um plano de conteúdo e um plano de expressão na leitura de um texto, segundo OLIVEIRA (2005), apresenta tanto o conteúdo quanto a expressão de qualquer texto significante sem hierarquia entre eles, já que são indissociáveis.

        No Plano de Conteúdo, a descrição é feita através do percurso gerativo de sentido e o sentido, segundo PIETROFORTE (2004), é definido pela semiótica como uma rede de relações, o que quer dizer que os elementos do conteúdo só adquirem sentido por meio das relações estabelecidas entre eles. No Plano de Expressão, segundo OLIVEIRA (2005), a descrição é feita pela análise e articulação dos formantes que reúnem através da atuação sintagmática em um número de figuras da expressão, vindas das combinações dos formantes que ainda são não signos. Por meio da participação ativa de signos não linguísticos, o texto não verbal poderá ser interpretado e manifestar diferentes sentidos a cada interlocutor. Apesar de haver diferentes sentidos para cada pessoa, ou seja, a interpretação é individual, os anúncios publicitários, por exemplo, buscam uma interpretação generalizada para atender o seu objetivo de divulgação. Na figura a seguir, podemos verificar a capa de uma revista chamada ‘Plastic Dreams’ onde divulga os sapatos da marca Melissa.

[pic 1]

A capa da revista da marca Melissa, está divulgando a coleção Primavera/Verão e está composta por alguns elementos visuais que estabelecem uma correlação com o enunciado na capa, “We Are Flowers”. A fotografia da capa é composta por uma mulher oriental, mostrando que é uma marca que está buscando uma afirmação global, assim como a posição em que a modelo se encontra, com uma das mãos no rosto e a outra na cintura, o rabo de cavalo esvoaçante, simbolizando pétalas de flores, o casaco texturizado em amarelo ao centro, ilustrando o miolo e a perna em formato de quatro para ilustrar uma folha. Esta produção utiliza-se de uma ambiguidade semântica para criar uma cenografia que ofusque a leitora e permita atingir o imaginário, de forma a seduzi-la criando a ideia de fetiche e estimulando o desejo de usar o sapato Melissa e se sentir idealizada como uma flor, que não só traria beleza ao seu ambiente além de ser um deleite para os olhos de quem vê e pode revelar muitos milagres da natureza. O Plano de Conteúdo nos traz a valorização utópica, com a representação da modelo como figura ideal de beleza, que através do uso do sapato se torna perfeita. Com relação ao Plano de Expressão tem-se o estilo pictórico, sendo demonstrado através das flores, dando a forma de profundidade e a imagem da mulher com formas mais abertas sem demarcar os limites lineares pois a modelo faz parte da flor. A luminosidade que atinge a modelo faz com que ela se misture ao plano de fundo da flor, que está também iluminado, e a clareza da imagem é relativa. O texto em destaque na capa é sincrético ao conteúdo com a palavra “Plastic” em função de etapa, complementando o teor plástico da modelo com relação à perfeição e até a artificialidade dela, mas também fazendo alusão aos sapatos da marca de forma geral, já que estes são feitos de plástico. A fotografia da capa se orienta pela categoria semântica natural (flor) x artificial (sapato de plástico).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (116.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com