TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO FARMACOCINÉTICA CLÍNICA

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE FARMÁCIA

DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO

FARMACOCINÉTICA CLÍNICA

Docente Francine Johansson Azeredo

Discente Ana Laura Santos Anjos

Resenha

Efeito da obesidade na farmacocinética de antimicrobianos em pacientes criticamente doentes: uma revisão estruturada

O artigo tem como objetivo trazer uma revisão sobre as potenciais mudanças da farmacocinética de antimicrobianos em pacientes obesos. Visto que a obesidade é um problema de saúde pública crescente, e esses pacientes possuem um maior risco de ter infecções se torna importante estudos nessa área e justifica-se a realização do artigo de revisão.

A terapia antimicrobiana em casos de pacientes obesos torna-se um desafio devido a possíveis alterações no volume de distribuição e no clearance do medicamento, levando a necessidade de ajustes de doses.

Os antimicrobianos podem se dividir em três classes de farmacocinética e farmacodinâmica, dependendo da exposição da droga, da susceptibilidade do patógeno e  da resposta clínica a terapia. Dessa forma podem ser classificados em antimicrobianos dependentes do tempo (quando o tempo que permanece acima da concentração inibitória minima-CIM-leva à morte bacteriana), em dependentes de concentração (quando sua ação corresponde a relação entre a concentração máxima e a concentração minima inibitória) e dependentes de concentração com dependência de tempo (quando sua ação depende a razão entre a área sob a curva concentração-tempo do antimicrobiano de 0–24 h até a concentração minima inibitória.

As alterações podem estar relacionadas com o aumento do débito cardiaco (modificando o Vd-Volume de distribuição-), aumento na mudança de fluidos (com diminuição na concentração de farmacos hidrofilicos), modificações na função renal (com alteração de Vd, Cl-Clearance- e ligação a proteinas).

Com relação a distribuição de medicamentos por exemplo, em pacientes com Sepse pode ocorrer aumento da mudança de fluidos resultando em menores concentraçoes de agentes microbianos hidrofílicos. Com relação a ligação a proteinas uma maior concentração de Albumina pode resultar em maior Cl e maior Vd. Já em pacientes com doença renal poderá ocorrer uma diminuição do Cl.

A ligação do antimicrobiano a proteína poderá tanto aumentar como diminuir o volume de distribuição, nos estudos citados neste artigo pode-se observar que quanto maior a quantidade de acidos graxos livres menor a ligação a proteinas de fármacos como efamandol, dicloxacilina sulfametoxazol, enquanto em outros farmacos foi observado aumento da ligação proteica como a benzilpenicilina, cefalotina e a cefoxitina.

O aumento do Clearance renal pode ocorrer devido ao aumento do rim e aumento do fluxo renal, resultando em menores concentrações do antimicrobiano.

Em relação ao tamanho e peso dos pacientes obesos tem se que para farmacos lipofilicos o tamanho deve ser levado em consideração, utilizando o peso total do paciente para ajustar a dose, enquanto para farmacos hidrofilicos deve se utilizar o peso ajustado, para a alterações envolvendo a excreção renal várias formulas foram criadas, sendo a equação de Cockcroft-Gault a que fornece melhores estimativas, no entanto, sendo a monitorização a forma mais adequada para realizar o ajuste.

Apesar a literatura escassa esta revisão trouxe algums estudos referentes a alguns medicamentos em pacientes obesos criticamente doentes mais especificamente que permitiram chegar a algumas conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com