TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIEGO FOLADOR EMPREENDEDORISMO

Projeto de pesquisa: DIEGO FOLADOR EMPREENDEDORISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVESIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECO

ÁREA DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: INICIAÇÃO CIENTIFICA

PROFESSORA: ROSA SALETE ALBA

NOME: DIEGO FOLADOR

EMPREENDEDORISMO

1. INTRODUÇÂO

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto o empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos. O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil o mundo tem passado por várias transformações em curto períodos de tempo. O contexto atual é propicio para o surgimento de um número cada vez maior de empreendedor a capacitação dos candidatos a empreendedores esta cada vez em alta facilitando o acesso e critério com um espirito empreendedor na comunidade.

Por isso no momento atual pode ser chamado da era do empreendedorismo pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais globalizando e renovando os conceitos econômicos criando novas relações de trabalhos e novos empregos.

O presente trabalho tem o objetivo em fazer uma análise do que é empreendedorismo, escrevendo seus objetivos suas história e suas principais características.

2. O empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo no Brasil começou de forma na década de 1990 quando entidades como Sebrae ( Serviço brasileiro de apoio as micros e pequenas empresas ) e Softex ( Sociedade brasileira para exportação de software ) foram criadas. Além disso praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas politicas publicas dirigidas a consolidação de empreendedorismo no pais como a alternativa a falta de emprego, foi com programas criados em todo o pais junto a incubadoras de empresas que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira.

Um fator que dependera apenas dos brasileiros para ser desmitificado é a quebra de um paradigma cultural de não valorização de homens e mulheres de sucesso que tem construído esse pais e gerado riquezas sendo eles os grandes empreendedores que são reconhecidos e admirados.

3 Analise histórica do surgimento do empreendedorismo

A palavra empreendedor tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.

Na idade média o termo empreendedorismo foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção esse individuo não assumia grandes riscos apenas gerenciava os projetos utilizando os recursos disponíveis geralmente provenientes do governo e pais.

Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorrem nessa época em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

O empreendedor é a pessoa que consegue fazer coisas acontecerem pois ele tem a sensibilidade para os negócios parte financeira e capacidade de identificar oportunidades transforma ideias em realidade por ter criatividade em alto nível, o empreendedor demostra que a imaginação e perseverança o habilitam a transformação em uma ideia simples. O empreendedor é a pessoa que inicia ou opera negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal dentro do ímpeto empreendedor tem três características.

1.Disposição para assumir riscos: o empreendedor assume variados riscos em iniciar seu próprio negocio como por exemplo riscos financeiros decorrentes do investimento do próprio dinheiro e do abandono de empregos seguros etc. o ponto em que podem exercer determinado controle pessoal spbre o resultado.

2.Necessidade de realização: as pessoas apresentam diferenças individuais quando a necessidade de realização. Tem aquelas pessoas com poucas necessidades de realização que tem seu status atual por isso as pessoas com alta necessidade gostam de competir com padrões de excelência com o objetivo de atribuir a si próprios.

3.Autoconfiança: as pessoas que possuem autoconfiança pode enfrentar qualquer desafio que existe ao seu redor e tem o domínio sobre os problemas que enfrenta. As pessoas de sucesso são independentes que enxergam os problemas mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.

Nem todo empreendedor busca um novo objetivo ou meta na sua vida existem pessoas que entram em negócios para escapar de algum fator ambiental que encorajam ou impulsionam as pessoas a iniciar novos negócios e rotulou tais empreendedores de refugiados.

Dentre esses pontos o empreendedorismo envolve o processo de criação de algo novo exige comprometimento esforço para que o negócio possa transformar em realidade e crescer.

4.O perfil profissional

O perfil de um empreendedor é conjunto de características sendo elas habilidades e pontos fracos onde isso vai ajudar a conhecer a identidade profissional da pessoa dentro desses pontos podemos citar a boa comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com