TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas para estudar inglês

Por:   •  1/4/2019  •  Tese  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Midia impressa - Jornal

Os jornais oferecem conteúdos com informações atuais que podem ser associados aos conteúdos escolares a serem ensinados nas escolas. As matérias jornalísticas geram debates, narram fatos históricos, ao mesmo tempo em que despertar a atenção dos alunos para questões de sua realidade e, conseqüentemente, provocar interesse para outras informações. Incentiva o aluno na prática de leitura e escrita, vale ressaltar, que a escola pode oferecer a familiarização com os jornais impressos e digitais através de práticas significativas de leitura e escrita. Como sabemos, existe uma grande diversidade nos tipos de gêneros textuais.

Objetivos

● Promover a leitura crítica do aluno.

● Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.

● Incorporar novos conhecimentos através da leitura de matérias jornalísticas.

● Conhecer a estrutura de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas.

● Conscientizar os alunos quanto à variedade de informações de jornais.

● Oferecer aos alunos a informação de forma atualizada.

● Aprimorar a leitura e a interpretação dos assuntos tratados, de forma crítica e reflexiva.

A descrição da proposta;

Os alunos devem criar seus jornais de forma livre. Com base nos exemplares que serão apresentados em sala, cada grupo de alunos montará suas páginas com recortes de imagens e notícias, e complementam com seus próprios textos. A intenção é tornar a atividade o mais agradável possível.

Uso da mídia impressa para o processo de aprendizagem dos alunos.

A mídia está presente no contexto educacional, apesar da resistência na aplicação em sala de aula. É importante uma reflexão sobre o papel das mídias dentro da escola, assim como a postura do professor diante das mudanças e pelas melhorias que a mídia pode proporcionar dentro do processo de ensino - aprendizagem.

A busca da inclusão tecnológica é uma tarefa árdua, apesar de vivermos num mundo globalizado, onde novos meios de comunicação têm se destacado, facilitando o acesso rápido das informações. É possível criar uma aliança entre a escola e o uso da mídia impressa no processo de aprendizagem.

É preciso compreender o aluno como indivíduo que, instigado pelo processo de comunicação se expressa em sua totalidade física, social e cultural. Como pressuposto educacional, atribui o conhecimento do indivíduo pode ser nutrido e se desenvolver nas circunstâncias em que se encontra, ou seja, seus conhecimentos são recriados em suas práticas cotidianas, em comunicação com outros indivíduos sociais, e em espaços que surgem as conversas diversas, estimulando a comunicação possibilitando experiências múltiplas.

A mídia impressa leva para seus leitores informações diversas de seu dia a dia, que influencia de alguma forma suas vidas. Tornando indivíduos atualizados e com uma visão crítica. Para produzir uma mídia impressa requer conhecimento do tema abordado, conhecimentos teóricos e habilidades. A mídia impressa é composta não apenas por informações escritas, mais também com imagens. Mesmo com os avanços da TICs, o material impresso continua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com