TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática Geral

Artigos Científicos: Didática Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.180 Palavras (13 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA ATPS: Didática e Prática de Ensino

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino.”, sob orientação da Tutora Presencial Sandra Mara Freitas de Moraes.

Polo/Fac.3

Campinas/SP

26/04/2014

Sumário

1. Introdução

2. Os Desafios Cotidianos da Prática Docente

3. Projeto de Ensino-Aprendizagem

4. Experiência vivida na sala de aula e na escola

5. Plano de aula: Matemática

6. Pão de forma

7. Avaliação

8. Os aspectos evidenciados em relação á articulação entre teoria/prática, e a contextualização do ensino enriquecido e sustentado pela ação crítica e reflexiva, tanto do aluno quanto do professor

9. Conclusão

10. Bibliografia

1. Introdução

Este trabalho acadêmico abordará a concepção e objetivo da Didática, a identidade do professor e discutirão as diversas práticas pedagógicas, enfatizando a visão crítica e transformadora, o objetivo é construir um marco epistemológico e teórico para a prática e a identidade profissional docente, considerando seu entrelaçamento social, político, econômico e cultural provocar uma reflexão sobre as origens da didática e suas funções mediadoras para a construção da identidade profissional, destacar aspectos significativos na formação de professores e analisar a relação entre as teorias no fazer pedagógicos. O desafio não reside somente no surgimento ou criação de novos procedimentos de ensino, ou em mais uma forma de facilitar o trabalho do educador e a prendizagem da educação. Mais do que isso, a didática tem como compromisso buscar pratica pedagógica que promovam um ensino real eficiente, com significado e sentido para os educados e que contribua para a formação social, a didática é uma área de conhecimento que embora utilize de conquista de outras áreas, estando ingerida no tronco comum das ciências da educação, tem objetivo próprio definindo como a ciência do ensino, a didática tem um núcleo próprio de estudo a relação de estudo e aprendizagem na qual estão implicados os objetivos, os conteúdos, os métodos e as formas de organização de ensino.

2. Os Desafios Cotidianos da Prática Docente

São muitos os obstáculos que o professor se depara tanto no ambiente escolar como na sociedade da qual ele faz parte.

Dentre tantos desafios destacamos aqueles que se mostram mais presentes nas queixas do profissional da educação básica. São eles: o baixo valor de seu salário que além de ser uma grande evidência da desvalorização desta atividade obriga o professor a dobrar sua jornada de trabalho para se sustentar, impossibilitando-o de se dedicar mais à sua prática e ascender profissionalmente por falta de tempo e condições econômicas para tanto; a baixa expectativa em relação a sua capacidade intelectual como profissional e a conseqüente intervenção do outro na sua prática juntamente com a falta de incentivo para que ele dê continuidade à sua qualificação e, assim, consiga reverter essa situação; e a indisciplina dos alunos que, somada aos limites impostos pela direção e a ausência da família no processo educativo, dificulta a realização do trabalho docente na sala de aula.

Percebemos que em todos estes casos a sociedade desempenha um papel fundamental como influência direta ou indireta sobre as problemáticas dessa profissão e sobre a prática do professor, seja em virtude do modo como ela se organiza, como as relações nela se estabelecem ou das transformações que ela sofre no decorrer do tempo. Temos ainda as constantes transformações marcadas pelo desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento das novas maneiras de ensinar que geram expectativas e insegurança entre professores. Destacamos ainda as expectativas do professor quanto à inteligência do aluno, comunicação entre professor e aluno, as habilidades cognitivas e afetivas, ensinar para um grande número de alunos (chega até mais de 40 alunos por sala), desrespeito por parte dos alunos, e manter a disciplina.

3. Projeto de Ensino-Aprendizagem

a) Nome do projeto: “Letra do Namorado”

b) Público-alvo: 1ª série

c) Fundamentação teórica: Par lenda que os alunos em forma de coral ou brincadeira de “pular corda”, conheçam e decorem a seqüência das letras do alfabeto.

d) Objetivos gerais e específicos: De forma divertida e criativa, gravem a seqüência e a forma das letras do alfabeto.

e) Cronograma: Alunos de 1ª série, entre seis e sete anos de idade, devem conhecer a seqüência do alfabeto, para parti-la daí, iniciarmos a alfabetização. O tempo deve estipulado conforme o interesse e desenvolvimento do grupo na tarefa proposta.

f) Desenvolvimento / ações: A professora deverá apresentar ao aluno a par lenda em forma escrita, para que colem no caderno. Em seguida vai ler e pedir que todos em forma de coral recitem:

“SUCO GELADO

CABELO ARREPIADO

QUAL É A LETA

DO SEU NAMORADO?

“A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z”

De forma divertida, o aluo irá “gravar” a par lenda, e conseqüentemente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com