TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre linguagem e língua

Seminário: Diferença entre linguagem e língua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Diferença entre linguagem e língua!!

Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.

Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

A atividade de comunicação que fazemos todos os dias, aparentemente sem muito esforço, não é tão simples assim. Antes da fala sair de sua boca, você pensa, elabora o que quer comunicar, depois procura palavras e construções adequadas na língua para que essa fala possa ser entendida pelos outros.

A linguagem é uma capacidade humana e a língua uma espécie de “contrato” entre as pessoas em uma sociedade e é por ser uma capacidade humana que os analfabetos conseguem se comunicar, mesmo sem saber ler e escrever.

Isso quer dizer que, para haver comunicação, basta o indivíduo “acionar” a capacidade mental (linguagem) e articular o código social (língua).

Resumo

Estudamos nesta aula a linguagem com finalidades comunicativas ― como informar, expressar ideias, opiniões ou simplesmente manter o contato com o interlocutor ―, e vimos que existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza, formando o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.

Coesão

Há diferentes tipos de coesão, que são responsáveis pela chamada “tessitura do texto”.

Texto

Texto é um entrelaçamento de enunciados oracionais e não oracionais organizados de acordo com a lógica do autor.

Essa qualidade está relacionada diretamente aos elementos coesivos, responsáveis por promover a ligação entre as partes.

Como acabamos de ver, uma das formas de se garantir que um grupo de palavras seja denominado texto é a presença de recursos linguísticos e semânticos (como a coesão e a coerência).

Entretanto, nossa leitura vai além, já que temos necessidade de recorrer ao nosso conhecimento (experiência de vida, senso comum, formação acadêmica etc.) para que um texto faça sentido, signifique alguma coisa.

Já não basta mais garantirmos que as palavras sejam reconhecidas e que a sequência de palavras esteja encadeada de forma coesa e coerente. É preciso recorrer a outros recursos para se ler um texto. Esse é o caso, por exemplo, do recurso de Hipertexto!

É justamente disso que estamos tratando, pois o hipertexto pode ser entendido como uma espécie de conexão em que as informações podem ser lidas em diferentes sequências.

O leitor segue vários caminhos para desvendar/desdobrar a mensagem, assim como você está fazendo para conhecer esse conceito.

No mundo contemporâneo, por exemplo, os hipertextos se tornaram uma forma de interatividade, fundamental para que possamos compreender e organizar a enorme quantidade de informações a que somos expostos diariamente.

Conclusão

Concluímos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com