TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Da Criança E Do Adolescente

Artigo: Direito Da Criança E Do Adolescente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................. 03

1. DESENVOLVIMENTO ........................................................................ 04

1.1. A INSTITUIÇÃO ..................................................................................... 04

1.2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA ............................ 04

1.1. ASPECTO FÍSICO HUMANO E MATERIAL DA ESCOLA ................. 04

1.1. PROJETO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO .................................................... 05

1.1. ESCOLA – GRUPO SOCIAL ................................................................... 05

1.1. CORPO DOCENTE ................................................................................... 05

1.1. CORPO DISCENTE .................................................................................. 06

1.1. CONCLUSÃO ........................................................................................... 07

ANEXOS ...........................................................................................................

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma atividade de extrema importância na formação daquele que almeja ser um professor, pois, é neste que vivenciamos as diversas situações da realidade escolar. Vamos tomar conhecimento do trabalho em sala de aula, verificar os métodos de avaliação do professor, e principalmente relacionar-se com os alunos cotidianamente.

“O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia” (PIMENTA E LIMA, 2004). Seria de suma importância que o estágio II de Língua Portuguesa, como observação e participação, fosse uma das primeiras disciplinas a serem cursadas, porque o discente teria sua própria experiência no contexto da sua vocação.

Desta forma diminuiria a grande evasão e consequente mudança de cursos nos primeiros semestres na cadeira de Letras. Porquanto é no estágio que ocorre a transição de aluno para professor, ou seja, aquele que foi aluno por tanto tempo descobre-se no lugar de professor.

Ainda que tentem muitas vezes mascarar uma realidade não vivenciada no estágio, logo será notada a sua participação ou não, por pouco tempo que tenha sido sua vivência escolar.

Será somente no estágio que conseguiremos unir teoria e prática em busca da realidade para a elaboração em conjunto de um programa de trabalho para formação do educando.

1- DESENVOLVIMENTO

Posso dizer que tive muita sorte neste processo de estágio, porque diante da falta de experiência nesta área, no primeiro dia que fui procurar uma escola para estagiar, consegui, porém não posso dizer o mesmo dos meus amigos, que ainda estavam à procura, já com o tempo bem avançado para concluí-lo.

Foi um período onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para quem não têm experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez.

O seu relacionamento com os alunos em sala de aula dependerá muito do professor regente, e de você, comigo foi bem devagar, devido a professora ser bastante “fechada” e, eu muitas vezes por não saber qual o meu papel naquele momento em sala de aula, pairava um clima de incapacidade e medo, e sempre me perguntava: O que fazer?

Com o passar do tempo fui conversando e participando mais ativamente das atividades escolares, e com isso adquirindo confiança. Confesso que não foi fácil, mas nada que não seja possível de se realizar.

1.1- A INSTITUIÇÃO

O Colégio João XXIII foi fundado em 1958, no bairro de Bento Ribeiro, situado na Rua Pacheco da Rocha número 217, com mais de cinquenta anos de existência têm vencido o desafio de oferecer um ensino compatível com as melhores escolas da cidade a preços acessíveis à comunidade, tornando-se referência do bairro e cercanias.

A Instituição tem procedimentos semelhantes aos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, onde os alunos recebem instruções de ordem unida nas aulas de Educação Física. .

O Colégio utiliza o material pedagógico da Rede Católica de Educação (RCE), a qual possui uma numerosa equipe técnica e professores eficientes que estão sempre participando de congressos, seminários e cursos para atualização e capacitação necessárias ao ensino moderno.

1.2- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA

1.2.1. Aspecto físico, humano e material da Escola

No Colégio João XXIII há 54 professores de diversas disciplinas divididos nos turnos da manhã e da tarde. Funcionários e alunos mantêm um relacionamento de respeito mútuo.

As turmas estão divididas por ano e faixa etária. Nos turnos da manhã e tarde têm Educação Infantil até ao 5º ano. Ainda de manhã turmas do 6º ao 9º ano e três turmas de Ensino Médio, e a tarde, também, turmas do 6º ao 9º.

Este ano o Colégio matriculou 920 alunos. Conta no total com 36 turmas, além de possuir um diretor, duas coordenadoras pedagógicas, uma secretária escolar, oito inspetoras e dois porteiros. Uma equipe de limpeza muito eficiente e atenciosa, e o pessoal da cantina sempre com um ótimo atendimento.

O Colégio está dividido em dois blocos A e B, sob dois andares, um em cada lado da rua em que fica localizado. No bloco A, está boa parte da estrutura administrativa, constando uma secretária, atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com