TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão de aspectos disciplinares dos alunos, notas

Relatório de pesquisa: Discussão de aspectos disciplinares dos alunos, notas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

LICENCIATURA EM LETRAS

Tatiane Catarina de Oliveira

Plano de Observação

Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: Português

Prof. MS Maria Helena Albé Veppo

São Leopoldo

2008

Investigação na escola

Escola investigada: Escola Estadual de Ensino Fundamenta Antônio Conselheiro

Endereço: Rua Bruno Werner Storck, 1301 – Bairro Canudos – Novo Hamburgo.

Fone/Fax: (51) 3524 00 03.

E-mail: antonioconselheiro@bol.com.br

Diretor da escola: Sandro Luiz da Silva

Vice-diretor do turno da manhã: Paulo Roberto Taufer

Vice-diretor do turno da tarde: Mauro Inácio Hoff

A escola apresenta como filosofia: “Educar cidadãos participativos, críticos, humanistas responsáveis e desenvolver no educando a capacidade de discernir e posicionar-se frente aos problemas sociais e de seu universo”. (Regimento Escolar, p05).

Em relação ao público que a escola abrange, são crianças e jovens da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, situada em uma zona de periferia no bairro Canudos, na cidade de Novo Hamburgo. A Instituição tem como finalidade o desenvolvimento integral da personalidade do educando e a sua participação na obra do bem comum; o preparo do educando para a compreensão dos direitos e deveres políticos, civis e sociais da pessoa humana; o apreço à tolerância e à solidariedade humana, o respeito às diferenças individuais, percebendo-se como sujeito coletivo, autônomo, participativo, valores que são indispensáveis para o exercício pleno da cidadania; e assegurar ao educando uma formação comum a fim de prepará-lo para prosseguir no mundo do trabalho e na busca de novos conhecimentos.

O sistema de avaliação caracteriza-se como um processo contínuo, participativo, cumulativo e interativo, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar. O ato educativo é percebido como um todo, em que ensino e aprendizagem ocorrem simultaneamente, em que avaliação e recuperação fazem parte desse processo, acontecendo, permanentemente, num mesmo tempo pedagógico, uma vez que são partes indissociáveis do processo, cujo compromisso maior é a aprendizagem. A expressão dos resultados da avaliação é em pontos, numa escala anual de 0 (zero) a 100 (cem). A escala de apuração do desempenho escolar do aluno é trimestral. O primeiro trimestre tem por valor máximo 20 (vinte) pontos; o segundo trimestre 20 (vinte) pontos; e o último, 60 (sessenta), totalizando 100 (cem) pontos. O mínimo para a aprovação é 50 (cinqüenta).

A escola apresenta um espaço físico pequeno, são 23 (vinte e três) salas de aula, 4 banheiros para os alunos, uma sala para os professores, uma cozinha, um refeitório muito pequeno, um saguão, pátio, e uma quadra de esportes que não é coberta. Em dias de verão é muito díficil para os alunos e professores de Educação Física realizarem atividades esportivas, devido ao calor intenso.

A biblioteca escolar funciona todas as segundas e quartas-feiras da semana, e possui um acervo bom, mas necessita de mais periódicos, principalmente no que se refere à divulgação científica. Ela está aberta a toda a comunidade escolar, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a leitura. Quem faz o atendimento é uma professora formada em pedagogia, e os alunos podem retirar livros mediante ficha de cadastro e realizar pesquisas e leituras. A biblioteca também disponibiliza, para quem quiser aprender, a jogar xadrez, todas as segundas-feiras. Um aluno da escola (6ª série), voluntariamente, vem até a biblioteca ensinar os interessados.

Em relação aos recursos audiovisuais, a escola dispõe de um retroprojetor, um episcópio, dois televisores, que estão acoplados dentro de caixas com rodas e que são levadas às salas de aulas, caso o professor precise utilizar para a exibição de algum filme ou documentário, pois a escola não possui sala de vídeo; um dvd portátil, um video-cassete e uma sala de informática com onze computadores, e que apenas aguarda a instalação da Internet para funcionar totalmente. Alguns professores já utilizam a sala para algumas atividades didáticas.

A Instituição não possui profissionais como supervisor ou coordenador pedagógico, apenas um diretor, dois vice-diretores, e entre outros funcionários, uma secretária, uma monitora, duas merendeiras, e dois para serviços gerais. A escola necessita muito de um apoio psicopedagógico, são 600 (seiscentos) alunos, e muitos apresentam problemas de baixo rendimento escolar, ou de mau comportamento social. São alunos de famílias de baixa renda e de grande desestrutura familiar.

Participação em uma reunião de professores e direção da escola (Conselho de classe).

Data: 13/09/08 7h30min às 17horas (sábado)

Assunto: Discussão sobre aspectos disciplinares dos alunos, notas.

Durante a reunião participam os professores, direção da escola e a secretária da escola.

O conselho de classe é feito por turmas e cada aluno da turma é mencionado individualmente durante a reunião. O professor conselheiro da turma possui uma ficha de avaliação (segue em anexo) onde cada professor da disciplina que leciona irá dizendo os pontos negativos e os pontos positivos do aluno em questão, para ser marcado na ficha. Esta ficha é anexada ao boletim e os pais podem acompanhar com mais detalhe o desempenho de seu filho. Devido à discussão individual de cada aluno, o conselho de classe torna-se mais positivo, pois cada caso é visto com mais atenção, podendo os professores dialogar, discutir e resolver juntamente com todos os colegas (professores) e direção presentes os problemas existentes com os alunos.

Durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com