TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duzentos e Vinte e Cinco Gramas: Os Prisioneiros. Rubem Fonseca

Por:   •  4/11/2022  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

      FONSECA, Rubem. Duzentos e vinte e cinco gramas: Os Prisioneiros.

                                         Rio de Janeiro: Agir, 2011.

                                                                 Aluna: Taís Oliveira Pereira.

  No segundo conto presente na obra Os Prisioneiros, intitulado Duzentos e vinte e cinco gramas, o contista, romancista, ensaísta e roteirista brasileiro Rubem Fonseca narra a autópsia realizada no corpo de Elza Wierck, uma jovem mulher empresária de origem suíça que é morta a facadas por um maníaco sexual.

  O corpo da mulher estando no necrotério, três amigos íntimos da moça comparecem ao local e aguardam pelo médico legista encarregado da autópsia. Para a surpresa deles, o médico questiona quem dos três entraria para acompanhar o exame cadavérico, procedimento que ele enfatiza ser imprescindível e obrigatório por lei.                                                                                              Após grande insistência por parte do médico, um dos homens acaba decidindo que ele mesmo entraria para acompanhar, e assim é feito.

  A sessão se inicia e durante todo o procedimento o legista faz uma série de observações, de forma performática e um tanto implicante, enquanto o escriturário, presente na sala, registrava o laudo médico.                                                                  O amigo da vítima seguiu imóvel na sala acompanhamento cada detalhe e só se retirou ao final da autópsia, o que deixou clara a frustração do legista.

  A obra inteira tem um humor ácido e por ter uma narrativa muito detalhista, Rubem Fonseca consegue transmitir perfeitamente para o leitor aquela sensação de angústia e desconforto como se estivéssemos presenciando todo o fato pessoalmente no necrotério. A forma sombria como ele narra toda a história, nos faz assimilar a sua obra com as de Edgar Allan Poe, muito conhecido por seus contos de acontecimentos fantásticos.

  Apesar do médico não mais se impressiona com o seu trabalho, buscando outras formas de se satisfazer durante as autópsias, ampliando cada procedimento intencionalmente e de forma grotesca e sádica a fim de fazer com que o amigo da vítima expressasse algum sentimento de melancolia perante a situação do corpo de sua amante Elza, o que mais chama atenção é que o autor parece querer transmitir para o leitor a ideia da liquidez das relações humanas (bauman,1987), da falta de sentimentos mais profundos e da fragilidade das relações.

O amigo íntimo da vítima, mesmo diante de tantas provações, foi incapaz de expressar qualquer reação diante de todo a situação. Fica evidente que o personagem não dá tanta importância ao relacionamento e ignora que a situação não está indo bem e acaba normalizando como se fosse muito habitual assistir ao exame cadavérico de uma amiga.

Referências bibliográficas:

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: Sobre a Fragilidade Dos Laços Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com