TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

Trabalho Universitário: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Para inicio desse conteúdo, há muitas formas de compreender a tecnologia. Esse trabalho a tecnologia é concebida, de maneira ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida mais agradável e facilitadora de muitos processos. Todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação. Outras apenas permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente ou com menor esforço. Nenhuma dessas tecnologias é altamente relevante para a educação.

As tecnologias se amplificam os poderes comunicativos do homem. Verdade, sua tecnologias que estendem capacidade de se comunicar com outras pessoas. Mas, acima de tudo, isto é verdade das tecnologias, disponíveis hoje, que aumentam os seus poderes intelectuais: na comunicação e no aprendizado.

As tecnologias que grandemente amplificam os poderes sensoriais do homem como o telescópio, o microscópio, e computador e todos os outros instrumentos que amplificam os órgãos dos sentidos humanos são relativamente recentes e foram eles que, em grande medida, tornaram possível a ciência moderna, experimental. De acordo com esse sentido estamos vivendo o amplo desenvolvido da tecnologia. Viabilizando esse novo convivo, ente o velho e o novo, o que se pode observa com surgimento de alguns aspectos históricos que se verificam, sobretudo no mundo contemporâneo, conduzem a mudanças nas relações tradicionais que se estabelecem entre a educação e sociedade, e conseqüentemente a um desenho institucional e das práticas educacionais.

A escola é marcada por grandes transformações no cenário econômico, social e político que se desdobram de forma significativa nos dias atuais, criando uma realidade histórica marcada por muitos desafios. O desenvolvimento científico e tecnológico, que tem em sua base o que ficou marcado em ordem econômica e política, que contribuem para a organização da sociedade educacional. Neste contexto, se faz a necessidade de que as informações e o conhecimento possam fluir livremente, gerando um saber produtivo de caráter coletivo e flexível que pressupõe novas bases educacionais, novas formas de organização da reflexão pautadas, sobretudo no poder de difusão das informações.

O conjunto destas transformações parte, por certo, principalmente da investigação do diretor, inovador que se propõe entrar no mundo tecnológico da Unidade de Ensino e dos desafios que configuram e que assume o papel de fazer a integração entre todos que fazem parte da escola principalmente o professor. Atualmente, a sociedade tem se transformado com bastante velocidade. As informações são transmitidas pelas mídias e os espaços são redimensionados. O papel do professor dentro dessa nova era, quer transformações da educação e o processo ensino-aprendizagem que tem muitos elementos que contextualizam cada vez mais as relações entre teoria e prática.

No entanto, adquire um poder de transformar que acaba por atingir outros aspectos da vida educacional, entes eles a construção de uma nova realidade que tende a ser interpretada como um processo educativo, compreendido a partir do conceito de globalização e da constituição de uma sociedade tecnológica. No plano cultural é que se processam as maiores mudanças. Assim como acontece com a economia, os valores que norteiam o convívio social passam também a adquirir um caráter efêmero, transitório e virtual, valorizando os processos educacionais.

Para a educação, a experiência do tempo e do espaço de transformação, em belas sobre a ética como foco primário de preocupação intelectual e social, que reestrutura e assumem metodologias sobre verdades eternas e sobre a Unidade de Ensino. As escolas deixam os conceitos dos fundamentos apenas nos conceitos materiais e passam para a considerações tecnologia se culturais. Muitos educadores apontam as transformações apostam em uma educação tecnológica como protagonista desse processo. Ao percebem a tecnologia dentro do espaço educativo como é um fator dependente e aos interesses daqueles que lhe configuram e fomentam a sua produção e a sua forma de utilização. Em relações de poder é, portanto, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com