TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS COM SALAS MULTISSERIADAS E AS TECNOLOGIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DIGITAL

Por:   •  30/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

COORDENAÇÃO GERAL DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO

DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

LICENCIATURA PLENA EM COMPUTAÇÃO

JACKLINE BARBOSA DA COSTA

JOSENKARMEM DE MIRANDA

PROJETO DE PESQUISA

ESCOLAS COM SALAS MULTISSERIADAS E AS TECNOLOGIAS:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO DIGITAL

TERESINA

2015

JACKLINE BARBOSA DA COSTA

JOSENKARMEM DE MIRANDA

PROJETO DE PESQUISA

ESTUDO DO IMPACTO POSITIVO DA INSERÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO APRENDIZADO DA LÍNGUA ESPANHOLA.

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual do Piauí – UESPI, como requisito da disciplina Prática de Pesquisa na Computação I, e pré-requisito para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, sob orientação do Professor PhD, Bringel Filho.

TERESINA – PI

2015

APRESENTAÇÃO

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes na contemporaneidade, nesse contexto de transformações educacionais exigem uma abordagem diferenciada em que a escola não pode ficar margem dessas mudanças. Hoje em dia na sociedade em que vivemos, as novas tecnologias veem estabelecendo uma vasta relação social, e percebe-se isso por meio das pessoas e a utilização destes meios no seu dia a dia, o que consequentemente dá um impulso no modo e o estilo de vida das pessoas.

A informática está passando a ser incluída no processo ensino aprendizagem, e por este motivo tem sido um tema que tem ganhado um bom espaço. A partir do momento em que o computador passou a ser algo acessível as pessoas e fazendo parte do cotidiano das mesmas, passou-se a pensar que que este é um meio de ajuda para trabalhos pedagógicos.

E pensando nisso, este projeto será desenvolvido na Unidade Escola Municipal João Felix, no povoado Unha de Gato na cidade de Amarante PI, em uma turma multiseriada com alunos de faixa etária entre 7 a 10 anos. A mesma recebeu notebooks (a mais de 1 ano), para se trabalhar com os alunos, e até então nunca tinham sido usados, ou seja, mais um ponto favorável no desenvolvimento deste projeto, pois será um trabalho iniciado do zero com estes discentes e desta forma será desenvolvida a mente destes dos mesmos para o bom uso dos computadores e mostrar a eles os benefícios e também os maleficio da utilização desta poderosa máquina, sem esquecer de possibilitar o contato direto, para despertar ainda mais o gosto pelas atividades que serão desenvolvidas com eles, e a usabilidade dos computadores pelos mesmos.

O projeto busca esclarecer aos alunos a grande necessidade de se aprender a usar esta ferramenta que é encontrada em todos os lugares em que se vá. Atualmente será difícil entrar em algum ambiente em que não seja necessário o uso de um computador, para se ter acesso a uma infinidade de ações.

Espera-se com este trabalho que seja possível desenvolver um bom projeto junto aos alunos e a escola, sendo possível assim, deixar a eles um conhecimento que seja para sempre e de ajuda para projeções futuras em suas vidas.

JUSTIFICATIVA

Sabe-se que atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem tido grandes avanços, avanços estes que dão as condições necessárias a qualquer usuário a planejar e executar qualquer ação, em qualquer espaço interativo por meio das tecnologias atuais. Estes grandes avanços dão chance para que quem as usa tenham a chance de ampliar conhecimentos e adquirir novos saberes.

E por meio da ideia de possibilitar a união inclusão social e digital, o presente projeto estará favorecendo aos alunos e a escola a possiblidade de se conhecer, de maneira mais próxima, este grande invento, que até então para eles era algo distante. Daí o pensamento de dar chance a estes alunos de entrar no mundo digital e poder trocar experiências entre acadêmicos e comunidade escolar, focando em mais um ponto positivo para educação básica da rede pública

OBJETIVOS

A partir das motivações acima e reconhecendo a importância do tema para uma educação transformadora, os objetivos do presente trabalho são:

GERAL

Possibilitar a interação entre os alunos e as maquinas para promover o desenvolvimento do uso desta valiosa ferramenta ao que se refere ao conhecimento no meio escolar, e assim construir competências a partir do uso das ferramentas tecnológicas digitais.

ESPECÍFICOS

  • Proporcionar a utilização dos computadores pelos alunos, dando condições de usabilidade da máquina para se obter soluções de problemas;
  • Mostrar aos alunos que os meios tecnológicos podem ajudar no dia a dia das pessoas de acordo com o ambiente sócio cultural em que se vive;
  • Oportunizar ao alunado a possibilidade de utilização de aplicativos computacionais que favorecem o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos mesmos.

REFERENCIAL TEORICO


A sociedade contemporânea está vivendo um período marcado pelas tecnologias digitais da comunicação e informação. O ser humano está em constantes mudanças buscam novas técnicas para melhorar seu meio de vida. Os novos meios digitais Internet, Multimídias, os recursos atuais, trazem formas diferenciadas das de ler, escrever, assim modificando o modo de pensar e agir. “A tecnologia é o conjunto de tudo isso: as ferramentas e as técnicas que correspondem aos usos que lhes destinamos, em cada época” KENSKI (2003, p.19). Com base nestas palavras, nota-se que as escolas é uma instituição que sofre diariamente com estas mudanças do mundo.

Sendo assim, surge a necessidade das escolas buscarem se modernizar, para acompanhar estes avanços e estar trabalhando com meios modernos e mais evoluídos como o computador. De acordo com Santos e Maia (2007, p. 3), “a inserção do computador no ambiente escolar é muito mais diversificada, interessante e desafiadora (...) passa a ser utilizado como ferramenta para enriquecer os ambientes educacionais (...)”. Assim, percebe- -se que o computador pode ser uma excelente ferramenta para a área educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (303.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com