TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES VII: SCARLET LETTER

Por:   •  14/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO –TG

PRISCILA LUIZAR ZANIRATTO DE FREITAS  RA: 1642175

POLO

São Mateus

2017


ESTUDOS DISCIPLINARES VII: SCARLET LETTER

Professora: Palma Rigolon

 Leia a afirmação abaixo de Festino (2016). Dê exemplos justificados acerca do trabalho com textos literários em sala de aula.

Festino (2016) aponta que a leitura das narrativas literárias nas aulas de inglês muda a visão de leituras interpretativas, leituras já existentes e estabelecidas da narrativa literária, para uma leitura crítica que implica a criação de novos significados, a uma leitura transcultural que leva a um contraponto entre diferentes contextos culturais das diferentes narrativas em diferentes formas da língua inglesa por meio de uma relação de diferença e conflito.

A experiência com o texto literário pode não apenas tocar emocionalmente o alunado, como também favorecer um pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, além de levar a uma análise das estratégias linguísticas de construção desse texto.  As práticas de leituras devem ser experimentadas desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, visando à formação de um leitor autônomo.

O ideal seria que os alunos lessem a obra toda, em inglês ou em português, mas caso o professor avalie essa possibilidade pode pedir excertos da obra juntamente com outros textos sobre o assunto. O professor pode trabalhar com capítulos da obra no original e pedir para que os alunos levem a obra traduzida ou ainda que eles leiam apenas alguns capítulos. Também utilizar como proposta de leitura de uma mesma obra, para mostrar que as leituras das obras não são únicas. Também trabalhar com obras simplificadas, texto traduzido, filmes (muito importante devido o visual), Cartoons e Vídeos no Youtube.

 A leitura é uma forma ativa de lazer e conhecimentos.  Seria, pois, muito importante que a escola procurasse desenvolver no aluno formas ativas de lazer: aquelas que tornam o estudante um indivíduo crítico, criativo, sonhador, mais consciente e produtivo.

É sabido que hoje em dia é importante que se trabalhe com textos multimodais (diversas modalidades) em que o alunado terá uma visão mais ampla dos temas abordados e consiga relacioná-los aos temas da sociedade moderna.

Essas abordagens das narrativas literárias ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades linguísticas, contribui para a comunicação e promove as mudanças sociais e culturais (Festino, 2016).

 Os contextos e movimentos sociais, políticos, culturais e filosóficos da época, acabam facilitando a leitura, pois permite que o aluno entenda não só a motivação do autor ao escrever a obra, mas também os aspectos culturais e sociais daquele tempo.

Um dos exemplos, que podemos citar para trabalhar com textos literários em sala de aula, é a importância de deixar claro ao aluno qual é a teoria que embasa a prática, para que seja possível entender suas ações em sala de aula, porque é importante que ele tenha outro ponto de vista, para resultar na valorização das diversas culturas e valores, para nunca rejeitar as outras culturas. Por isso, o professor no momento em que propõe uma atividade de leitura, deve levar em conta, inicialmente, a condição prévia do estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com