TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG EM GRUPO - ESTUDO DISCIPLINAR VII

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]TRABALHO EM GRUPO – TG - ADMINISTRAÇÃO

Aluno(s):

ISAC BISPO SANTOS        RA      1611309

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

POLO

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

2017_

Introdução à pergunta para o TG: Segundo o texto, as exportações de automóveis do Brasil para a Argentina somaram US$ 1,676 bilhão, enquanto as exportações de automóveis da Argentina para o Brasil foram de US$ 1,604 bilhão no mesmo período. Este resultado, que preocupa a Argentina por desequilibrar a balança comercial entre os dois países, ocorre por estar vigente o regime chamado de “livre comércio”, pois até então havia regras e limitações acordadas por ambos os países. Pergunta: o que significa “livre comércio” entre países? Pesquise em outras fontes!

O “livre comercio” entre países trata-se de um acordo que se faz entre as partes envolvidas visando uma forma de tratar as relações comerciais de um modo que seja benéfico para ambas as partes, livre de tarifas tanto das importações e exportações, ou seja, é uma forma de troca de favores em que o objetivo maior é voltado para a economia desses integrantes.

Com a eliminação de tarifas, quotas e preferência que recaem sobre a maior parte dos bens importados e exportados, o principal propósito da área de livre comercio é estimular o comercio entre os países participantes através da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.(Fonte: internet – site -  Mundo Educação).

Você sabia?

A primeira ideia de comercio livre ficou conhecida como o Tratado Franco-Britanico de Livre Comercio que ocorreu entre França e Reino Unido que surgiu no ano de 1860. (Área de Livre Comercio. Fonte: Sua Pesquisa.com.)

Vamos conhecer alguns exemplos desses tratados:

- Mercosul

- Aliança do Pacifico

- Tratado de Livre Comércio da America do Norte

- Área de Livre /comercio entre Peru e Estados Unidos

- ALCA (ainda não implementada)

Quem nunca ouviu falar do MERCOSUL? Ate hoje eu não sabia direito o que de fato significa essa palavra, mais agora já sei do que se trata.

MERCOSUL como o próprio nome já diz quase tudo é conhecido como o Mercado Comum do, sua criação foi no ano de 1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai.

O Brasil juntamente com Argentina, Uruguai, Paraguai são os integrantes que fazem parte desse tão importante bloco econômico da America do Sul.

Após três anos no Protocolo de Ouro Preto foi então estabelecido o estatuto jurídico do bloco e a partir de então passou a contar com uma estrutura internacional.

Alguns anos depois foi a vez do Chile e da Bolívia que se tornaram membros associados, que são diferentes dos membros efetivos pelo fato do grau de integração no bloco, ou seja, eles não estão inteiramente comprometidos com todos os termos do Tratado, em 2003 o Peru adotou o mesmo caminho  e um ano depois foi a vez da Colômbia e Equador.

A Venezuela se juntou ao bloco no ano de 2012 no caráter de membro efetivo mais isso só foi possível depois de uma solicitação realizada em 2006. Também no ano de 2012 o Equador iniciou o processo de integração, que pode ser o sexto país a se tornar membro efetivo nos próximos anos.

Alem de cinco membros efetivos e também outros cinco países-membros associados, o Mercosul ainda conta com dois países observadores: o México que participa como membro observador desde o ano de 2006, e a Nova Zelandia que foi inclusa em 2010. O membro observador é aquele que apenas participa das reuniões do grupo com a intenção de conhecer e acompanhar o andamento das discussões, mais sem ter o direito de voto ou participação em alguma mudança ou melhoria que se faça necessário.

Resumidamente, os países-membros do Mercosul, conforme as diferentes categorias, são:

Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012)*.

Membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013)

Membros observadores: México (2006) e Nova Zelândia (2010).

Por que a Venezuela foi suspensa do Mercosul?

Em 02 de Dezembro de 2016 os países se reuniram para se fazer saber a suspensão da Venezuela do grupo Mercosul, e isso se deu basicamente pelo não cumprimento de alguns dos vários acordos do Tratado a Venezuela renunciou à obrigação do cumprimento de significativa parcela das normas estabelecidas no Protocolo de Adesão ao bloco econômico, cumpriu apenas ¼ do número de tratados e apenas 20% das 1.224 normas técnicas acordadas.

  Brasil e Argentina são os únicos países membros do Mercosul que também fazem parte do G-20.

 

- Se fosse um país, o Mercosul seria a quinta maior economia do mundo (de acordo com dados econômicos do ano de 2015).

 

- De acordo com uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio de 2016, todos os veículos automotores brasileiros deverão ter placas do Mercosul até o ano de 2020.

Unasul - União das Nações Sul-americanas

A Unasul é um bloco composto pelos doze países da América do Sul. Seu objetivo é promover a integração econômica, social, cultural e política de seus países-membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (330.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com