TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao Infantl

Monografias: Educacao Infantl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Metodologia da Pesquisa / Professora: Gisele de Souza Mendes

Nome:Mayara Feitosa do Nascimento de Arruda e Janice Cristina Soares de Arruda

ATIVIDADE: PROJETO PRÉ- ARTIGO— Valor: 5,0 pontos

Roteiro para Elaboração de Projeto do Artigo

 PARTE PRÉ-TEXTUAL:

 a) título, e subtítulo (se houver);

 b) nome(s) do(s) autor(es);

 c) resumo na língua do texto;

 d) palavras-chave na língua do texto.

 PARTE TEXTUAL:

• Introdução

1. Tema

2. Justificativa

3. Sujeitos e objetos de estudo

4. Espaço e tempo

5. Problema

6. Hipótese(s)

7. Objetivo(s)

• Desenvolvimento

• Conclusão ou considerações finais

 PARTE PÓS-TEXTUAL:

 ) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

 b) resumo em língua estrangeira;

 c) palavras-chave em língua estrangeira;

 d) nota(s) explicativa(s);

 e) referências;

 f) glossário;

 g) apêndice(s);

 h) anexo(s).

MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTORAS: MAYARA FEITOSA DO NASCIMENTO DE ARRUDA

JANICE CRISTINA SOARES DE ARRUDA

RESUMO

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além facilitar o processo de aprendizagem. Pode-se dizer também que ela é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Além de dar para a educação infantil uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a auto-estima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

Palavras Chaves: A música – Educação Infantil - Criança

INTRODUÇÃO

A presença da música na vida das pessoas é incontestável. Em muitas culturas vem acompanhando a história da humanidade e se fazendo presente em diferentes continentes. Ela é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito.

Saber aliar a prática educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo. A música na Educação Infantil além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem, pode também ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento e uso não deve ser privilégio de poucos. O tema da presente pesquisa apresentada é “Musicalidade na Educação Infantil”.

A linguagem musical faz-se presente especificamente no Brasil, em suas diversas classes sociais e também nas diferentes manifestações religiosas que se espalham por todo território nacional. Embora sua linguagem seja diversificada, dependendo de onde venha essa expressão cultural, a música acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais em suas comunidades,bairros e cidades.

Apresentar a importância da música para o desenvolvimento da sabedoria e do convívio social dos alunos de educação infantil e o poder que ela tem de contribuir para a aprendizagem, se faz cada vez mais necessária levando-se em conta que esse tipo de atividade está cada dia mais presente na vida escolar e na necessidade de se ter sua aplicação de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com