TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao

Resenha: Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

A educação é um tema de grande reflexão para a sociedade. É nela que depositamos a nossa confiança para que nossos filhos tenham um futuro melhor. Os pais que têm uma melhor condição de vida procuram colocar seus filhos numa escola de maior qualidade. Nesse contexto, temos a figura do professor que é um dos principais referenciais na escola. A pedagogia atual entende que essa figura transcendeu e não é mais considerado professor e sim educador.

Antes de falarmos nas diferenças entre o professor e o educador, falemos das igualdades. Eles têm as mesmas condições de trabalho, estão situados na mesma escola, possuem a mesma formação mínima necessária, recebem o mesmo salário e trabalham com um mesmo público que é o aluno.

No entanto, existem diferenças gritantes entre a figura do professor e do educador. O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno. O professor vê no erro do aluno apenas um erro enquanto o educador o vê como fase de transição no processo de aprendizagem. O professor impõe seus ideais como centro do conhecimento, enquanto o educador é um mediador da relação ensino-aprendizagem.

Por fim, na transcendência da figura do professor para a figura do educador são necessários ingredientes como: humildade, discernimento, relacionamento, atitude e compromisso. Dessa forma, os educadores terão a formação necessária para o exercício não apenas de uma profissão, mas a realização de um ideal de vida.

INFORMAR significa "fornecer informação, conhecimento"; DISCUTIR significa "debater, questionar" e CRIAR significa "formar, dar existência, imaginar".

Esses são os três verbos principais atribuídos à educação porque para educar, não basta apenas utilizar um desses verbos isoladamente. Eles devem ser usados em conjunto.

Por exemplo, não basta apenas "Informar", é necessário também discutir e criar;

E o mesmo vale para os outros dois verbos.

Quando os três são praticados dentro de sala de aula, colaboram para a formação de indivíduos bem informados, questionadores, dotados de opinião crítica e criativos, atributos essenciais nos dias de hoje.

Source:

é necessário que a escola seja avaliada em sua totalidade, enquanto instituição social, estrutura física do prédio, quando aos seus objetivos, posturas pedagógicas metodologia e estratégias para promover uma aprendizagem significativa aos educandos. Marcada por este novo paradigma a escola deve sujeitar-se a mudanças. Mudanças tais que venham valorizar a identidade a subjetividade as diferenças e as necessidades de cada pessoa enquanto um ser único e social. Para que o individualismo que ainda impera em nosso meio dentro e fora da escola deixe de promover situações conflitantes . Porém só se excluirá estas ações de conflitos se a escola se colocar frente ao problema como promotora de atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com