TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Especial

Casos: Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Amaralina Cardoso Cruz.

Anhanguera Educacional

2014

 Introdução

Algumas pessoas ainda se perguntam para que inclusão social se foram criadas escolas próprias para os portadores de necessidades especiais. Inclusão social é justamente isso, oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, sendo este, educativo, ou não, dentro de um sistema que beneficie a todos, tanto os “especiais” quanto os chamados “normais”, não fazendo diferença entre os alunos, mesmo que haja, afinal, para eles nós somos os diferentes.

 Desenvolvimento

De acordo com a LDB 9394/96, todos têm direito a educação, num regime que conta com a colaboração da União, dos Estados, do Destrito Federal e Municípios, está estabelecido nela que os deveres do Estado em relação a educação e seus princípios escolares. Segundo a LDB 9394/96 a educação brasileira é dividida em dois níveis: educação básica e ensino superior. A educação básica é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Para que o aluno possa ingressar na educação superior deve obrigatoriamente ter concluído o ensino médio. A educação no Brasil possui também algumas modalidades de ensino, entre elas está a educação especial, que tem como objetivo principal incluir alunos com necessidades especiais, preferencialmente nas escolas de ensino regular, dependendo muito do seu nível de deficiência e do suporte oferecido pela escola.

 Reflexão

Infelizmente, a minoria da população tem conhecimento dos seus direitos, no caso de Caio, sua mãe deveria ter entrado em contato com o Conselho Tutelar de São Carlos, os conselheiros tutelares entrariam em contato com a escola na qual foi realizado o pedido de matricula para averiguar os motivos que levaram a escola a negar a inserção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com