TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação formal e não formal

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Essa ATPS (Atividade Prática Supervisionada) tem como objetivo apresentar e distinguir os diversos tipos de educação, sendo destacada a educação não formal e sua importância. Será abordado também o que é o associativismo e sua importância na busca de uma sociedade mais justa, igualitária e participativa. Temos na terceira etapa um exemplo de educação não formal, realizada através de um projeto social, com auxílio de práticas associativas. Na quarta etapa temos exemplos de educação não formal e educação profissional e de suas contribuições no cotidiano da sociedade atual. Toda a atividade busca destacar a necessidade de se buscar a inclusão socioeconômica e humana das pessoas, procurando a igualdade de oportunidades e direitos.

ETAPA-1.

Educação: Processo para o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano.

EDUCAÇÃO FORMAL: É a educação desenvolvida nas escolas oficiais (públicas ou particulares), cujos cursos são reconhecidos pelo MEC e comprovados através de certificados e diplomas; conta com espaço próprio, objetivos, cronogramas e planejamentos determinados. O agente de construção do saber na educação formal é o professor. A educação formal é cronologicamente graduada e hierarquicamente estruturada.

EDUCAÇÃO INFORMAL: Caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual ou empírica, exercida a partir das vivências, de modo espontâneo. Acontece durante toda a vida do indivíduo através dos processos de socialização. Os responsáveis por essa educação são os pais, familiares, vizinhos, amigos e a comunidade em geral. A educação informal está presente também nas crenças e religiões. É aquela em que se aprende a ter respeito aos outros, a ter boas maneiras, a fazer tarefas básicas e a conviver com a sociedade de modo geral. Outro agente de construção do saber, são os meios de comunicação em massa. Exp: televisão, internet, redes sociais.

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: O “outro” é o educador, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Estes agentes do processo de construção do saber carregam visões do mundo, projetos societários, ideologias, propostas e conhecimentos acumulados.

As características nesse setor da educação segundo Gohn(2006) são:

• Aprendizado quanto às diferenças – aprende-se a conviver com os demais. Socializa-se o respeito mútuo.

• Adaptação do grupo a diferentes culturas trabalha o “estranhamento”.

• Construção da identidade coletiva de um grupo.

• Balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente.

• Educação para justiça social.

• Direitos (humanos, sociais, políticos, culturais).

• Liberdade

• Igualdade/ ser contra a discriminação

• Democracia

• Exercício da cultura e também para a manifestação das diferenças culturais.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo.” (Pedagogia do oprimido, Paulo Freire).

Educação além dos muros da escola: Aproveitando espaços não formais do conhecimento, lugares públicos, que podem despertar a curiosidade e estimular o aprendizado, constituindo como mais uma possibilidade pedagógica distinta. Espaços não formais do conhecimento, “a escola além da escola”.

Ex: Visita a fábricas, hidrelétricas, planetário...

O indivíduo aprende em um determinado espaço e tempo do mundo. Aonde temos sociedades com valores que mudam de tempos em tempo, recursos tecnológicos que mudam. Os espaços diferentes permitem uma adequação maior do sujeito ao tempo em que ele vive. A forma de aprender do ponto de vista de processo de aprendizagem não é diferente do que era antigamente, mas o contexto em que a gente aprende, a vida para qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com