TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eprego da Topografia

Por:   •  2/5/2015  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 3

O EMPREGO DA TOPOGRAFIA

O Manual de topografia militar está dividido em capítulos, onde cada um demostra amplo conhecimento da topografia como: Apresentação da topografia e da carta, Designação de pontos na carta, terreno, orientação em campanha, localização de pontos no terreno e na carta. Tendo em vista que a maioria destes capítulos apresenta figuras facilitando sua interpretação.

Essa publicação é classificada de acordo com o EMA-411, e revisado em 2009 , pelo então comandante geral, tem por finalidade propagar os conhecimentos básicos da topografia militar indispensáveis a todo militar do corpo de Fuzileiros Navais.

Nos capítulos iniciais há uma visão geral da apresentação e conceitos sobre a topografia, carta, terreno e designação de pontos, também nesses capítulos podemos notar importantes gravuras de símbolos militares, onde tornam-se importantes no que diz respeito a representação das localizações e organizações, instalações e atividades militares. Tais capítulos tende a familiarizar o Fuzileiro Naval com os acidentes naturais e artificiais existente no terreno, desenvolver aptidões para a interpretação da carta topográfica e tornar o Fuzileiro Naval capaz de de estabelecer um plano de busca. Consecutivamente o manual da ênfase na generalização da topografia e sua importância onde vem sendo observado esses costumes no dia-a-dia.

O terceiro capítulo busca identificar as formas fundamentais do terreno. Busca ainda abranger noções de crista militar entendido como a linha em que uma vertente muda de inclinação, sendo esse o ponto em que se pode observar toda a encosta e crista topográfica entendido como o ponto mais alto de uma elevação. Sendo esses de grande importância para o entendimento desse manual.

O quarto capítulo busca demostrar a teoria da carta, fundamental item no estudo da topografia, visto que neste capitulo o manual apresenta tópicos importantes como: Curva de nível que são linhas que ligam os pontos de igual cota e representam a interseção da superfície do terreno com planos paralelos e equidistantes. Ainda nesse capitulo e apresentado a importância da Iluminação e esqueleteamento da carta sendo realizados para destacar os elementos topográficos de maior importância. Neste capitulo o manual não apresenta com clareza as figuras aplicadas, dificultando o entendimento dos conceitos, onde não só nesse capitulo como em todos torna-se necessário a apresentação de figuras coloridas e figuras reais do terreno para dá um exemplo.

No capitulo seis o manual apresenta aspectos relativos aos processos referentes á orientação em campanha, um capitulo de fundamental importância para o aprendizado da topografia, em principio esse capitulo também destaca conceitos importantes como o diagrama de orientação sendo a representação gráfica das direções dos três nortes, sendo de grande importância pois vem pois vem gravado na margem das cartas militares facilitando grandemente o trabalho, facilita também a transformação dos azimutes. Neste capitulo também aborda conceitos de azimutes, entendido como angulo formado por uma direção base e a direção considerada, contada a parti da direção base no sentido horário.

É de fundamental importância todo militar saber operar com fotografias aéreas em campanha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com