TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira

Trabalho Universitário: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

Estrutura e Organização da Educação no Brasil

Resumo (português)

Todo cidadão deve ser preparado para o convívio em sociedade, para exercer a cidadania. Para que isso aconteça não há caminho melhor que a educação, e através da educação que o indivíduo poderá viver em harmonia com seu meio social, e estará se qualificando para o competitivo mercado de trabalho. Para que haja uma educação de qualidade e direitos garantidos, o ensino deve ser feito com base no artigo 206 da constituição Federal, esse artigo propõem que as escolas não devem apresentar planos objetivos para que o aluno fique interessado em aprender. A escola não deve só oferecer vagas, mas apresentar novidades que motive, chame atenção, afinal ensinar não é só passar conteúdos, mas também dar ao aluno liberdade para pesquisar, divulgar, suas idéias e pensamentos. A escola deve oferecer um ensino de qualidade, valorizando os conhecimentos prévios do aluno. A LDB/96 ocupa-se da educação. De acordo com o titulo v da LDB/96, a educação escolar brasileira e composta de dois níveis: educação básica, que é dividida em: ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio; e educação superior. Apresenta também três modalidades de educação: educação de jovens e adultos, educação profissional e educação especial, seguido das modalidades complementares: educação indígena, educação no campo, educação de igualdade racial e educação a distancia.

Resumo (inglês)

Every citizen must be prepared for life in society, to exercise citizenship. For this to happen there is no better way that education and through education that the individual can live in harmony with their social environment, and will be qualifying for the competitive job market. To have a quality education and guaranteed rights, the teaching should be done under Article 206 of the Federal Constitution, this article proposes that schools should not make plans goals for the student to be interested in learning. The school should not only provide jobs, but to present new developments that motivate, draw attention, after all is not just going to teach content, but also give the student freedom to research, disseminate their ideas and thoughts. The school must offer a quality education, valuing the student's prior knowledge. The LDB/96 deals with education. According to the title of LDB/96 v, the Brazilian school education and consisted of two levels: basic education, which is divided into: kindergarten, elementary and secondary education, and higher education. It also presents three types of education: education of young people and adults, vocational and special education, followed by complementary modalities: indigenous education, rural education, education for racial equality and distance education.

Introdução

Quando falamos sobre o sistema de ensino a tendência é considera-lo um conjunto de redes de educação (Federal, Estadual, Municipal) que embora unidos e coordenados entre si, não estão insertas de conflitos e tensões.

Isso não significa a perda da individualidade dos seus elementos. Eles se mantem independentemente e autônomos.

Sistema federal de ensino é instituição de ensino mantida pela união, as de ensino superiores mantidas e criadas pela iniciativa privada e órgão federais de educação, como também há instituição de ensino fundamental e médio, criado pela iniciativa privada, e órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal integrado o sistema de ensino.

O poder publico municipal mantem as instituições de ensino fundamental, médio e educação infantil.

A educação básica tem inicio na educação infantil e prolongasse ate o ensino médio incorporando também ao fundamental. A educação infantil constitui no desenvolvimento integral da criança até os seis anos, complementando a ação da família e comunidade.

O ensino médio e a etapa final da educação e preparação básica para o trabalho e a cidadania da educação para aperfeiçoamentos posteriores.

E finalmente a educação superior que finalidade e formada profissionais nas mais diferentes áreas do saber proporcionando conhecimentos técnicos culturais e científicos.

Estrutura do sistema de ensino no Brasil

O modelo aceito nas condições ”reais” do ensino brasileiro é estabelecido em 1996, vigorando em 1997 é a Leis de Diretrizes e Bases (LBD). Com essa nova tentativa foi aberto um amplo leque para a prática docente, uma tentativa de unificar normas e delegar autonomia aos administradores escolares, docentes e alunos, assim atingindo também a sociedade. As etapas definidas pela LDB mostram aos educandos a importância para as diferentes fases da vida. A LDB jamais pode ser descumprida, seus estatutos e regimentos devem ser adaptados nas instituições de ensino.

Art. 12, o sistema de ensino tem obrigação de:

• I – Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

• II – Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

• III – Assegurar cumprimento dos dias letivos.

• IV – Cumprimento pelo velar do plano de trabalho de cada docente.

Entre outros...

Foi definida a composição dos níveis escolares como: Educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.

Educação Infantil – tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, a avaliação do aluno é feita por registros diários sem objetivo de promoção.

Ensino Fundamental – é composta de dois ciclos:

Ciclo I – recentemente alterada, transformando as nomenclaturas em 1º ano inicial (antigo pré) do 2º ao 5º (anteriormente 1º a 4º) com finalidade do desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Ciclo II - completando o fundamental 6º a 9º série (anteriormente 5º a 8º).

Ensino Médio – com duração mínima de três anos, com a finalidade de formação básica ao cidadão e preparação básica para o trabalho, ficara a cargo de a escola avaliar o rendimento do aluno, e se necessário recuperação paralela, lembrando-se que o aluno tem de possuir presença de no mínimo 75%.

Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com