TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Educação E Diversidade.

Exames: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira. Educação E Diversidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Multiculturalismo, igualdade e justiça.

Tratar os desiguais com igualdade não se apresenta como a melhor solução sem levar em conta as características de cada um, respeitando a origem, religião e outros valores sociais.

A escola por sua vez tenta criar ambientes que retrate as condições para o aprendizado, o multiculturalismo apresenta novos métodos para construção de conhecimentos pedagógicos e as muitas maneiras de ensinar.

DESENVOLVIMENTO.

PASSO 1:

Conforme solicitado no passo 1, abaixo seguem os principais aspectos relacionados a diversidade e ao multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da escola, um levantamento dos principais pontos presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

TÍTULO II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional - Artigos 2º e 3º

Art. 3º Caput.

igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN) Uma proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos, e da escola e educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e equidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana . Combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, empreender reeducação das relações étnico-raciais não são tarefas exclusivas da escola. As formas de discriminação de qualquer natureza não têm o seu nascedouro na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações correntes na sociedade perpassam por ali. Para que as instituições de ensino desempenhem a contento o papel de educar, é necessário que se constituam um espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e de posturas que visam a uma sociedade justa.

A luta pela superação do racismo e da discriminação racial é, pois, tarefa de todo e qualquer educador, independentemente do seu pertencimento étnico-racial, crença religiosa ou posição política.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. Estes volumes pretendem contribuir para o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que considerem a pluralidade e diversidade étnica, religiosa,

de gênero, social e cultural das crianças brasileiras, favorecendo a construção de propostas educativas que respondam às demandas das crianças e seus familiares nas diferentes regiões do país. Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama

variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança. Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Considerar que as crianças são diferentes entre si, implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos.

PASSO 2:

Pesquisa realizada com o intuito de observar uma comemoração no ambiente escolar.

Comemoração dos dias das mães.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BEG7n_s__gY

Escola Governador Dinarte Mariz.

Acesso : 20 de março de 2014

Na homenagem as mães a escola deixou de observar alguns fatores; não valorizando assim à diversidade e o multiculturalismo.

Ao se prepara a homenagem às mães, não foi considerado que hoje há muitas mudanças na estrutura familiar. Quem são as mães de hoje em dia, já não podemos afirmar que somente a genitora e considerada mãe, as famílias não possuem a mesma estrutura; não podemos afirmar que isso se da de forma homogênea. O que se encontra são avos, ou outros membros da família exercendo este papel de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com