TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturalismo

Seminário: Estruturalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Seminário  •  5.527 Palavras (23 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 23

ATPS-MORFOLOGIA - Passo 3 (Equipe) - Produzir uma resenha crítica de duas páginas, com base nos filmes e nos textos lidos. Este texto deve seguir as normas do item Padronização desta ATPS e será o primeiro item a compor o portfólio final.

(como fazer uma resenha)1 Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar

O ESTRUTURALISMO. Disponível em:

<https://docs.google.com/leaf?id=0B8XiCZpo73IHMGNlMDU2OWQtZGI1Ni00NjA5LWI5YWItZWYxZTg5YWMzYzcx&hl=en>. Acesso em: 22 maio 2013.

• FERNANDO Saussure - Breve Vida e Obra. Disponível em:<https://docs.google.com/leaf?id=0B8XiCZpo73IHMWU0YmIxMGEtZTU4NS00Zj

k0LWFkNDQtMTYxN2FkOTM5MDJj&hl=en>. Acesso em: 22 maio 2013.

Costa. prof. Ms.Giselda dos Santos. Estruturalismo linguístico.CEFET-PI/UNED-Floriano – 2000 Disponível em:<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8XiCZpo73IHZDg0MDI5NTUtZWQxOC00ZTgzLTgwMTgtMmFkOTY4ZTAwY2Rm&hl=en>. Acesso em: 22 maio 2013.

MARONEZE, Bruno Oliveira. As Concepções Saussurianas de Formação de Palavras.

2008. Disponível em:

<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B8XiCZpo73IHNDkzYTdjNjYtZDllZi00YTY5LWIxM2QtMGUzNTQwNmZmOWRl&hl=en>. Acesso em: 22 maio 2013.

2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;

Nos filmes e nos textos o foco narrativo principal é O Estruturalismo. Os filmes apresentam conceito e métodos, abordagem, Semiologia, Dicotomia e Sincronia, Paradigma e Sintagma, Princípio do Valor ou Sistema linguístico; seu criador, Ferdinand de Suassure (1857-1913).

3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;

O primeiro filme tem duração de 4:40seg. de uma aula de filosofia, o segundo com duração de 9:02seg.

O trabalho da prof. Ms.Giselda dos Santos Costa - Estruturalismo linguístico, contém cinco páginas, divide-se em cinco partes ou seções, sendo a introdução; histórico; Estruturalismo europeu e americano; Gramática Gerativismo-transformacional; Aspectos negativos e positivos do Estruturalismo e considerações finais.

O texto de Bruno se divide em quatro partes, incluindo resumo e introdução, sendo a primeira parte sobre modelo saussuriano de Morfologia, segunda parte, Formação de palavras no Estruturalismo pós-Saussuriano, terceira parte, Retomada das ideias de Saussure e quarta parte suas considerações finais, tendo o texto ao todo quinze páginas.

4. Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;

Estruturalismo – último movimento filosófico francês que ganhou notoriedade mundial, após o existencialismo. Hoje o Estruturalismo tem sido substituído pelo pós-estruturalismo e desconstrutivismo. O Estruturalismo surgiu após Suassure constatar que:

- “A língua não é um conglomerado de elementos heterogêneos; é um sistema articulado, onde tudo está ligado, onde tudo é solidário e onde cada elemento tira seu valor de sua posição estrutural”.

O método estruturalista de Ferdinand Suassure (1857-1913) – com base no estudo da linguística, as teorias de Suassure podem ser explicadas por meio de quatro dicotomias: Língua, fala, linguística sincrônica, linguística diacrônica.

Ele propôs um estudo da língua enquanto sistema social, e deu o nome de SEMIOLOGIA - que vem do grego Semion= Signo, é a Ciência que estuda os signos. Nela, o significante é expressão material do signo, o significado é o conceito que o significante representa, ou o conteúdo do signo, a ideia que fazemos. Signo funciona como o guardador de lugar de cada ideia dentro da língua; língua é uma sistema linguístico compartilhado por todos os falantes daquela língua-idioma; e Linguística é uma parte da Semiologia que estuda a linguagem humana.

Um dos filmes explica que Suassure densenvolveu sua doutrina em Dicotomia que quer dizer divisão em duas partes. A primeira é significado e significante, a segunda, língua e fala. A língua é exterior ao indivíduo, sistema homogênio de signos que explicam ideias. A fala, ao contrário é multifacetada, heterogênea, cada pessoa escolhe com que signos exprimir suas ideias. A língua tem linearidade e arbitrariedade.

Diacronia – é a pesquisa histórica que investiga como a língua evolui e se modifica externamente no tempo. Sincronia – é a pesquisa descritiva que foca no interior da língua, para descobrir como a língua funciona. Suassure foi muito criticado quando por um tempo focou nesse estudo.

Paradgma - é o modelo gigantesco da língua, onde ficam guardadas todas as relações virtuais possíveis entre os signos, no banco de reserva da memória. Sintagma – Regra que irraíza os elementos na frase. A relação sintagmática não permite que se troque aleatoriamente a ordem interna dos termos de uma frase. Eixo sintagmático: um termo só é compreendido em oposição a outro. Eixo paradigmático: o termo é associado a outros, presentes na memória

Princípio do Valor(que governa a língua) = descoberta favorita de suassure Sistema linguístico – é uma série de diferenças de sons, combinado com uma série de diferenças de ideias regidas por um sistema de valores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com