TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do meio ambiente

Tese: Estudo do meio ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Tese  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Começar um projeto em que sua proposta inicial se direciona a Sustentabilidade é sempre um desafio, precisamos primeiramente de um planejamento estratégico para que possamos atingir os objetivos da proposta pedagógica juntamente com a ação e interação de cada parte envolvida. O processo de ensino-aprendizagem é um processo de contínuo aprendizado, optamos por introduzir neste trabalho um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizantes, que combinam atividades individualizantes e socializantes alternando aspectos de aprendizagem social e individual. Um projeto em que se dispõe através das barreiras da sala de aula, interagindo também com o cotidiano de cada indivíduo envolvido.

Estudo do Meio é uma prática de ensino muito interessante, uma vez que pode ser aplicado em qualquer área do conhecimento (exatas, humanas, biológicas), destacando-se como atividade socializante, proporcionando um contato maior com a realidade do contexto vivido, tanto pelo aluno como pelo docente, assim, o processo ensino-aprendizagem. O Estudo do Meio implica o estudo do ambiente natural e do social pelo contato direto com a realidade estudada. Não é uma simples saída da sala de aula para um outro ambiente, é sim uma atividade que se inicia na sala de aula , tendo , geralmente ,seu ápice em uma excursão, quando os alunos tem a possibilidade de averiguar, analisar, questionar, interpretar os fatos vividos naquele ambiente. È uma atividade encerrada, também, em sala de aula, quando as visitas, entrevistas e outras ações são analisadas em profundidade. Mais do que experiência, o Estudo do Meio é vivência. È uma atividade de contínua, não só física, mas, principalmente, mental, pois requer elaboração, planejamento e pesquisa prévios para o seu bom desenvolvimento.

Para Regina Célia Cazaux Haydt, o estudo se define:

como técnica que permite o aluno estudar de forma direta o meio natural que o circunda e do qual ele participa. È uma atividade curricular extra-classe, que consiste em promover o estudo de parcelas significativas da realidade por meio da observação e da pesquisa realizadas diretamente pelos alunos(2002, p. 197-8)

Acredita-se que a origem do Estudo do Meio é o trabalho pedagógico de Celestin Freinet(1896-1966). Esse pedagogo francês adotava essa prática para estimular seus alunos a compreender e a interferir no meio em que viviam.

RESUMO

Este projeto trata-se de procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas.

Foi composto através de pesquisas, visitas feitas na escola, visitas no local em que se baseia este projeto e visita ao ETA( Estação de Tratamento de Água ).

Processo este que se vê a importância de preservar o meio ambiente em que vivemos, mesmo que os meios de comunicação utilizados hoje em dia sejam de grande valia, mas ainda não o suficiente para conscientização de toda a sociedade. Nosso objetivo principal é que cada indivíduo possa fazer sua parte com pequenos gestos, dentro do seu cotidiano familiar e social. Permitindo que possamos viver em harmonia com a natureza por longos anos e proporcionar a nossas futuras gerações qualidade de vida e subsistência.

Observamos na aula assistida o comportamento das crianças em relação ao tema sugerido da aula do dia, que foi sobre o meio ambiente, a sala estava cheia aproximadamente 23 crianças, posicionadas em semicírculo. A professora utilizando-se de um texto começou a ser interrompida por algumas vezes quando explicava cada parágrafo, também sugerindo que as crianças participassem com sua bagagem familiar, social e intelectual sobre o assunto. Vimos que o tema sobre o meio ambiente é algo que está presente no cotidiano de cada um e por isso escolhemos este tema também para nosso projeto, visando a interação dos alunos com a aula proposta e vamos unir um tema que é transversal podendo unir várias disciplinas dentro de um mesmo conteúdo . Percebemos também da parte dos alunos, antes da formação do semicírculo, certa indisciplina, antes que percebessem de que a aula proposta pela professora estava interessante. A professora interrompeu sua aula por algumas vezes para chamar atenção de um ou outro aluno, mas nada que comprometesse o conteúdo aplicado.

Escolhemos propor um projeto sobre o Córrego Tijuco Preto por se tratar de um córrego nas proximidades do bairro onde se localiza a escola e de fácil acesso aos alunos daquela escola por residirem também nas proximidades.

PROJETO RECUPERAÇÃO DO TIJUCO PRETO

Público alvo

Crianças de sete anos do 2º ano Ensino fundamental e a comunidade local.

Justificativa

Necessidade de conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente principalmente como participarem ativamente da recuperação do Córrego Tijuco Preto.

Os alunos farão um trabalho de conscientização da comunidade local, incentivando-os a colaborar com a recuperação e preservação do córrego.

Objetivos Gerais

Espera-se que os alunos entendam o significado de poluição da água, compreendam o funcionamento da água na natureza, a necessidade de preservar o meio ambiente para as gerações futuras, compreenda que a água é um recurso esgotável, saibam identificar os recursos naturais esgotáveis e inesgotáveis. Compreendam o sistema de tratamento de água, consigam identificar plantas medicinais e seu uso no tratamento de algumas doenças comuns. Compreendam a importância da reciclagem do Lixo para o meio ambiente, dos recursos naturais, da água e seus poluentes.

Objetivos Específicos

Incentivar os alunos á mobilização para salvar o córrego, participando de diferentes situações estimulando a análise e crítica ao abandono e descaso com que esta sendo tratado e poluído o córrego Tijuco Preto.

Incorporar todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com