TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares Texto não verbal

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a relação entre conteúdo e expressão em um texto não verbal em termos do percurso do olhar.

2. Introdução

Segundo a Semiótica Visual: os percursos do olhar um texto é uma relação entre um plano de expressão e um plano de conteúdo. Plano de conteúdo é o significado do texto, enquanto o plano de expressão é a manifestação do conteúdo em um sistema de significação verbal, não verbal ou sincrético.

Tendo dito isto, falaremos de texto não verbal, sua expressão e seu conteúdo, analisando dois quadros do grande pintor Ferdinand Hodler.

Ferdinand Hodler

Der Tag I, 1899

Na pintutra "Der Tag" ("O Dia") de Ferdinand Hodler temos um exemplo de estilo linear. O traçado é feito por linhas, próprio do classicismo. A natureza está presente na água, nas plantas e no verde que aparecem na pintura. As mulheres são esguias, seguindo o padrão de beleza da época. A cultura é figurativizada nos arranjos dos cabelos. E podemos notar que a valorização é lúdica. A disposição da imagem está representada em planos, também uma característica do estilo linear.

FerdinandHodler

Die Nacht, 1889-1890

Já na pintura "Die Nacht" ("A Noite"), também de Ferdinand Hodler, temos o mesmo estilo linear, corpos esguios, o nu não representa o despido e sim o nu articulado, com valores culturais. Mesmo sendo uma obra do simbolismo.

As duas obras mostram a relação entre conteúdo e expressão. "A noite", representada por cores escuras, transmite medo, insegurança, desconfiança, o que podemos constatar na figura central representada no quadro. Enquanto os outros dormem a figura central vigia, amedrontada com a noite, que pode estar representada pela sombra negra que aparece também no centro da pintura.

O quadro "O Dia", por sua vez, representado por cores claras e apenas por mulheres, transmite serenidade. A figura central, de braços abertos, representaria o sol, transmitindo toda sua energia. As duas figuras mais próximas, com os braços fechados, poderiam estar se protegendo da intensa luz solar, enquanto as da ponta estariam referenciando o sol.

Nas duas obras, porém, temos disposição de imagens representadas em planos, formas fechadas pelas linhas e clareza na disposição, típicos do estilo linear.

REFERÊNCIAS

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1975

Imagens usadas retiradas dos sites:

http://www.onlinekunst.de/maerz/14_03_Hodler_2.htm

http://www.artnet.de/magazine/ferdinand-hodler-im-kunstmuseum-bern/images/4/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com