TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Ensino Fundamental

Por:   •  20/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINSTRATIVA E PEDAGÓGICA        13

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

A descoberta de um novo vírus, em dezembro de 2019, desencadeou uma percepção de mundo. Nossa vida foi alterada em diferentes aspectos. O patógeno denominado SARS-CoV2, que causa a doença COVID-19, assim denominada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) obteve ampla taxa de contágio na cidade de Wuhan, na China e espalhou-se rapidamente por todo o mundo, sendo caracteriza como pandemia pela OMS em 2020. (COELHO, 2020).

Assim sendo, 2021 está sendo marcado pela situação pandêmica e as medidas de combate ao avanço dessa doença são tamanhas, uma delas sendo o isolamento social. Para tanto, enquanto medida sanitária implementada no Brasil, as unidades de ensino público e privado e bem como, de educação básica ao ensino superior tiveram de adotar o modo de ensino remoto com o auxílio de metodologias ativas com foco na tecnologia para seguir seu curso.

Respeitando as medidas de contingência, esse relatório segue o plano COVID-19 não podendo ser feito de forma regular nas escolas. Assim, no trabalho serão apresentados os resultados relativos às atividades reflexivas desenvolvidas no estágio curricular obrigatório I realizado no curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Norte do Paraná, correspondente a disciplina Estágio Curricular Obrigatório I – Ensino Fundamental II.

O projeto permeou reflexões de cunho agregador sobre a importância de vários fatores que estão incluídos nos processos de ensino-aprendizagem, como a função e estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP), a atuação do professor-regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica, os temas contemporâneos transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as questões sobre metodologias ativas com o uso da tecnologia.

Portanto, o relatório está organizado em cinco seções e tem a finalidade de refletir sobre os temas supracitados que possibilitou um treinamento para o futuro exercício tanto do próximo estágio a ser realizado, como permitiu conhecer a carreira e a rotina de trabalho do professor de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Para essa seção, nossa reflexão parte de leituras obrigatória sobre as metodologias ativas, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Guia Prático sobre os temas contemporâneos transversais e o artigo de Carlos Alberto Faraco sobre Gramática e Ensino.

Infere-se que os estudos sobre língua são datados de longa data, desde a Antiguidade Clássica e continuam até hoje. Seguindo uma breve revisão histórica, podemos analisar que os precursores dos estudos linguísticos já demonstravam interesse em organizar suas interações e registrar seus textos sagrados, como na Antiguidade. Como tentativa de sistematização, iniciaram representações da época para reunir palavras e regras já conhecidas em um único livro.

Na sequência, passamos pelos povos Gregos e Alexandrinos com seus estudos pelo funcionamento linguístico e a criação da primeira gramática a partir da ideia de observação do que era regular à língua, considerando o texto escrito. Bem como o povo Romano aferindo em seus escritos gramaticais o que era “certo” e “errado”, fazendo uma análise a língua Latina Clássica. Transpondo a idade média com o domínio da Igreja Católica e o Latim, os séculos XVII e XVIII com o caráter universal da língua.

Aterrizando nos estudos do século XIX com a gramática comparatista, criando uma relação com a neogramática, incluindo a língua falada. Assim tornando a análise da mudança da língua em relação tempo e a análise de um recorte de tempo em relação a língua, algo real. Enfim, chegando nas características de ensino de gramática na tradição escolar luso-brasileira onde nos deparamos com algumas alternativas ao modelo tradicional de ensino de língua portuguesa.

Então, entende-se todas essas dimensões do ensino de natureza gramatical e acrescenta-se a equivalência de ensinar o português e ensinar gramática – entendendo os sentidos que transpassam nossa sociedade de buscar propostas que contemplem o ensinar as nomenclaturas presentes na língua e, nortear as discussões sobre a língua “correta”, em sua norma culta.

Da mesma forma se pensarmos sobre a Língua Inglesa, quando partimos do pressuposto teórico-metodológico do interacionismo que prega a constituição do ser-humano pela linguagem ao mesmo tempo em pelo convívio social (BRONCKART, 2006). Dessa maneira, a linguagem se relaciona predominantemente de forma social e decorrente das interações, valendo a aprendizagem com a apreensão de regras de meio social, de como entender o mundo a nossa volta.

Concluindo que a importância da escola em garantir o domínio das variedades linguísticas presentes na língua é tamanha, entretanto é inegável o ganho sociocultural nesse meio no qual não se pode abrir mão.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O delineamento do relatório se estabeleceu de acordo com a leitura e análise do modelo de um projeto político pedagógico adaptado de uma escola.

         A partir disso, entende-se que o PPP pode ser fundamentado conforme princípios muito importantes e presentes nas escolas, como por exemplo a democracia, a ação solidária objetivando formar o aluno para a cidadania.

        Ainda sobre os aspectos que norteiam a construção de um PPP está a universalização de igualdade de permanência e obrigatoriedade do Ensino Fundamental, bem como a gratuidade escolar. Percorrendo movimentos de construção de uma escola de qualidade, sendo democrática, participativa e comunitária. Trabalhando como espaço cultural de socialização e de desenvolvimento do aluno. Assim, preparando o educando para o exercício de direitos e cumprimento dos deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (339.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com