TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Curricular Para Educação Infantil E O Ensino Fundamental

Artigos Científicos: Proposta Curricular Para Educação Infantil E O Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 3 ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Profº Milene Bartolomei Silva

As organizações auxiliares da escola

A metodologia que estrutura essa proposta de atuação docente perpassa pelo desenvolvimento da pedagogia de projetos como uma ação didática contundente, em que professor de diferentes áreas, auxiliares pelos recursos tecnológicos, podem criar ambientes de aprendizagem interdisciplinares e contextualizados, propondo desafios e explorações que possam conduzir a descobertas significativas e a reconstrução do conhecimento por parte do aluno.

Ressalte-se o quanto é imprescindível à articulação entre a escola e a sociedade da informação e o conhecimento, de modo a oferecer condições favoráveis em que todos possam ascender e selecionar, ordenar, gerir criar, recriar e utilizar essas novas possibilidades indispensáveis ao ensino-apredizagem. O uso planejado e acompanhado dessas ferramentas por parte da escola permitirá uma prática pedagógica inovadora, rica em possibilidades, num trabalho pedagógico que possibilite:

* Dinamizar as atividades em sala de aula;

* Criar um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade, que é a capacidade de criar e recriar, brincar, de construir uma nova maneira de ler o mundo;

* Proporcionar momentos de descontração, criatividade;

* Criar novos ambientes de aprendizagem;

* Potencializar o processo de ensino-aprendizagem;

* Permitir o acesso a rede informação;

* Colocar o cidadão em sintonia com o mundo;

* Permitir a inclusão social;

* Permitir uma visão holística de mundo para o aluno;

* Possibilitar novas formas de aprender;

* Ampliar as informações para transformá-la em conhecimento;

* Inserir o cidadão-aluno no mundo da pesquisa;

* Criar novas possibilidades de aprendizagem;

* Permitir a interatividade, auto formação e auto conhecimento;

* Universalizar e democratizar o conhecimento;

* Promover a participação coletiva;

* Permitir a construção do conhecimento coletivo;

* Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, fundamentais para viver na sociedade contemporânea;

* Ampliar as possibilidades de trabalhar com os conteúdos, indo além da forma conceitual e articulando diferentes áreas do conhecimento;

É necessário, porém, clareza em relação aos objetivos da introdução das TICs nas instituições de ensino, pois as mídias não são intrinsecamente interativas e transformadoras. É o modo como a escola as utiliza que determina se sua função será de estímulo à criatividade, de transmissor de informações, de incentivador a novas formas de sociabilidade e de desenvolvimento de determinadas habilidades cognitivas.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR DA ESCOLA

A organização do trabalho escolar constitui-se uma forma de facilitar o sucesso da aprendizagem. A Lei 9394/96 possibilita a adoção de outras alternativas para a organização da escola, de modo que esta venha a atender as necessidades do processo de aprendizagem.

As várias possibilidades para a organização do ensino, apresentadas pela LDB, devem ser adotadas de acordo com as peculiaridades de cada sistema e de cada escola, privilegiando assim, as possibilidades que melhor servirem ao desenvolvimento dos processos de aprendizagem, tendo em vista as necessidades dos alunos, seus avanços sucessivos na apropriação dos conhecimentos sistematizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com