TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EST. CUR. PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        11

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

4.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

5.        PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

Neste relatório irei apresentar um texto argumentativo de dissertação desenvolvido com base na análise das principais idéias apontadas pelos autores, e os aspectos que se destacam no segmento do Ensino Fundamental Anos iniciais e anos finais referente a interdisciplinaridade.

 Aqui irei analisar a importância do projeto político pedagógico e como isso contribui para o ambiente escolar. Mostrarei o campo do estágio No ensino Fundamental e abordarei os temas transversais contemporâneos da BNCC.

Também irei explicar qual a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica, apresentar uma solução para uma situação problema baseada em métodos ativos e do uso de tecnologias digitais, junto com dois planos de aula para o Ensino Fundamental que será apresentado com base na situação problema.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem.

Não há uma definição correta para a interdisciplinaridade, mas podemos entender que no contexto da aprendizagem o conteúdo de cada disciplina se apóia uma com a outra, por isso não podemos ignorar outras matérias pois todas se entrelaçam.

 

Quando olhamos com um olhar interdisciplinar sobre a realidade nos permitimos entender melhor a relação como um todo, pois a realidade é complexa e requer um pensamento abrangente para assim compreender a realidade do real.

 

No contexto educacional o professor passa ser o que transmite o conteúdo, critica, atua e anima com primazia. Um novo tipo de educador e uma nova proposta pedagógica se transformaram após a interdisciplinaridade.

É na escola que o individuo terá acesso á cidadania, a autonomia e o senso critico. “Um processo de vivencia e não de preparação para a vida”. É na escola que o individuo deve ser inserido em um contexto interdisciplinar.

Segundo Olga Pombo, quanto mais for interdisciplinar a atuação do professor, quanto mais forem entrelaçados os conteúdos, maior a compreensão de mundo do aluno.

Para haver interdisciplinaridade do conteúdo, o docente devera sair de sua zona de conforto, buscar alem dos horizontes, com a consciência de que o conteúdo é de todos e que ninguém pode se apropriar inteiramente. “É necessário vontade e coragem para partilhar a sabedoria que se tem”.

A interdisciplinaridade tem duas dimensões: a epistemológica que esta relacionada ao estudo cientifico, da produção, reconstrução e socialização, entre o sujeito e a realidade. E a pedagógica relacionada a natureza curricular de ensino e componentes escolar.  

O Contexto da interdisciplinaridade demonstra que vivemos em uma grande teia de interação e que tudo esta conectado entre si. E que o indivíduo aprende não só usando a razão mas também usando a intuição.

Há muito tempo a aprendizagem era hierárquica, fragmentada e autoritária e a interdisciplinaridade veio para quebrar esse paradigma, desenvolvendo a aprendizagem em uma inteiração de relações criando uma atitude critica e reflexiva.

Tem a capacidade de auxiliar os educadores para uma nova pedagogia, com novos currículos, métodos, conteúdos e avaliações para o ambiente escolar. “é um movimento importante para a articulação entre o ensinar e o aprender”.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

PPP é a sigla para Projeto Político Pedagógico, é documento onde ficam registrada todas as ações e propostas escolares (Missão, Princípios, plano de ação, rotina, normas, processos de avaliação, etc.), cada PPP tem particularidades diferentes, sendo elaborado para a necessidade escolar de cada escola.

O PPP é importante para todos que queiram uma educação eficiente e de qualidade, deve ser completo para ser modificado conforme a necessidade de cada educador. Este documento funciona como um guia para auxiliar os educadores em sua jornada no ano letivo.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

Se inter-relacionam, pois para elaboração do Projeto Político Pedagógico devem ser seguidas as diretrizes da BNCC, que é composta por 10 competências gerais que valoriza a autonomia e pensamento crítico nos alunos e são incluídas abordagens Intradisciplinar, Interdisciplinar e Transdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (172.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com