TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Linguística Aplicada

Por:   •  31/8/2020  •  Resenha  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Linguística Aplicada

Aluno: Abmaell da Silva Queiroz

FICHAMENTO

MENEZES,  V.;  SILVA,  M.  M.;  GOMES,  I.F.  Sessenta  anos  de  Linguística Aplicada:  de  onde  viemos  e  para  onde  vamos.  In:  PEREIRA,  R.C.;  ROCA,  P. Linguística   aplicada:   um   caminho   com   diferentes   acessos.   São   Paulo: Contexto, 2009.

Neste referente capitulo, os autores buscaram organizar da seguinte forma: parte histórica e reflexões sobre linguística Aplicada (LA), depois, o uso da primeira pessoa no singular; dados sobre os periódicos internacionais, e por fim dados sobre periódicos nacionais. (pag. 25)

  • O que é linguística aplicada?

Inicialmente, o capitulo levanta um questionamento sobre o que é a linguística aplicada, sendo ela a “linguagem como prática social”, portanto, é compreendido que ela está presente em todos os contextos que surjam questões sobre o uso da linguagem.  E ela surge como disciplina voltada para os estudos sobre ensino de língua estrangeira, e base para novos campos investigação transdisciplinar, além, de ter sido vista como uma tentativa de aplicação de Linguística(teórica) á prática de ensino de línguas. (pag. 25-26)

  • De onde viemos:

Conforme a visão histórica de Tucker (s.d) mostra, quando a LA surge como ferramenta de estudo no meio acadêmico, tendo uma “abordagem científica”.  Com base em periódicos expostos, com artigos que descrevem seus aspectos, como disciplina, sendo ela diversificada em contextos e questões da linguagem possíveis de serem estudadas pelo prisma da LA. E que ela é aparentemente, definida em oposição à linguística. Supostamente, a Linguística teria interesse pela língua como um “construtor abstrato ou internalizado”, e a LA estudaria as manifestações da “língua externa”, da língua em uso, contextualizada. (pag. 26-32)

  • Aonde chegamos:

Neste tópico, a LA é descrita como um campo de pesquisa e de prática interdisciplinar. E destaca sobre os problemas com os quais a Linguística Aplicada lida, que vão dos aspectos da competência linguística e comunicativa do indivíduo, tais como a aquisição da primeira ou segunda língua, letramento e distúrbios de linguagem. Nesse processo, o tópico, busca demonstrar uma ideia do real escopo da LA, analisando handbooks relacionados ao tema. (pag. 32-36)

  • A pesquisa em LA:

Sob um ponto de vista histórico, conforme Cavalcanti (2004), o tópico mostrará o foco de pesquisa da LA no Brasil, em diferentes períodos da história. (pag. 36-37)

  • Metodologia: A autora faz um levantamento dos temas, das teorias e dos métodos mais recorrentes na pesquisa internacional, e descreve como foram analisados periódicos internacionais e nacionais, nesse processo. (pag. 37-38)
  • A pesquisa internacional:
  • Temas: É descrito de que forma foram analisados a busca por temas que estivessem relacionados à linguagem. Os temas mais recorrentes foram “Ensino e aprendizagem de línguas”, “Aquisição de segunda língua” e “Análise de interações orais”. (pag. 38-39)
  • Teorias: No que se refere a teorias, foram identificadas poucas, pois nem sempre os artigos especificavam o aporte teórico. Mas dentre as teorias identificadas, a mais mencionada foi a Teoria Sociocultural (Vygotsky), que esteve presente como base teórica em 21 artigos. (pag. 40)
  • Conclusões sobre pesquisa internacional: Foi comprovado a diversidade dos temas identificados no vasto campo de LA. Diversos métodos de pesquisa foram identificados, mas essa identificação não foi uma tarefa fácil, pois alguns artigos não explicitavam a metodologia. Já as teorias também foram poucas vezes mencionadas e são de difícil identificação, prevalecendo, como citado anteriormente, a teoria sociocultural de Vygotsky. (pag. 40)
  • A produção da pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil:
  • Tema: Classificação dos artigos usando os temas das comissões científicas da AILA. Análise de Discurso foi o tema mais recorrente e os trabalhos com esse enfoque apareceram com mais frequência entre os anos de 2002 e 2005, num total de 147 artigos. (pag. 43)
  • Teoria suporte: Não foi possível identificar as teorias de suporte na maioria dos artigos. Embora todos apresentem referências teóricas, elas não foram especificadas nos resumos nem foi possível localizá-las ao longo do texto. Com base na tabela, a teoria de suporte mais utilizada é a Sociointeracionista). (pag. 44-45)
  • Método de pesquisa: Foram classificadas 53 referências diferentes á metodologia de pesquisa, incluindo métodos de pesquisa e instrumentos de coletas e dados o método mais frequente é o estudo de caso, com 183 artigos (26,5% dos artigos), seguido por Revisão de Literatura 144 artigos (20,8%). (pag. 44-45)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com