TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

Por:   •  22/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

UniAGES

Centro Universitário

Bacharelado em Enfermagem

JOSE LUIZ MARTINS DE SOUZA

ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENFERMAGEM

Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da UniAges, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina de Administração Hospitalar no 6° período, sob a orientação da professora: Fabiana Lopes.

Paripiranga

07 de março de 2017

Citações:

‘‘O CORPO SOCIAL é o órgão e o instrumento da função administrativa; tal função retringe-se ao pessoal (chamado corpo social). Para o bom funcionamento de tal corpo, são necessárias certas condições’’. (p. 4)

‘‘Em média 80% das decisões locais, que envolvem assunto de enfermagem, podem ser resolvidas no local de prestação da assistência, sem necessidade de envolver as gerências’’. (p.7)

‘‘O processo de trabalho gerencial apreendido da perspectiva das práticas de saúde socialmente estruturadas tem um papel fundamental na construção de um modo de fazer saúde voltado para a necessidade de saúde’’. (p.11)

‘‘Os manuais, instrumentos integrantes do sistema de informação da organização, transmitem por escrito, orientações dos elementos da equipe de enfermagem para o desenvolvimento das atividades’’. (p.19)

As normas são conjuntos de regras ou instruções para determinar procedimentos, métodos, organização, que são utilizados no desenvolvimento das atividades de enfermagem’’. (p.22)

 ‘‘O procedimento ao contrário da rotina, geralmente é uniforme para toda a organização, pois está baseado em princípios científicos, e assim não se modifica’’ (p.24)

‘‘Administração de materiais, equipada de tecnologia adequada, poderá evitar em parte a falta de materiais, porém essa ação isolada não é suficiente sem a eliminação das causas’’. (p.33)

‘‘As licitações possuem determinados princípios básicos que devem ser observados para que ao final do processo este seja válido e atenda aos objetivos da compra’’. (p.38)

 “ De compra há a necessidade de uma requisição de compra. Sua requisição ocorre de forma automática quando existe um sistema eletrônico’’. (p.39)

‘‘No transcurso de um processo licitatório podem ocorrer atos que o embarguem, parcialmente (alguns itens) ou totalmente’’. (p.42)

TEXTO DISSERTATIVO

Administração e Enfermagem, duas áreas que parecem ser bastante distintas uma da outra, creio na ideia de este ser um pensamento compartilhado pela maioria das pessoas com baixo nível de conhecimento científico, pouca escolaridade, e talvez também por aqueles que ainda não leram o documento de estudo em questão, já para os privilegiados de terem lido a obra em questão fichada.

Fica bem mais claro perceber que se trata de duas áreas de trabalho que têem muita coisa em comum, uma prova disto é o fato de ambas lidarem com pessoas, e ambas precisam trabalhar com os princípios de organização, supervisão e ainda coordenação, na área da enfermagem hoje em dia existe ate especialização em Administração em enfermagem.  

Sendo assim, surge a pergunta: como realizar a administração aplicada a enfermagem? O profissional enfermeiro precisa estar preparado para ser responsável a liderar com uma equipe constituída por vários Técnicos de Enfermagem prestando assistência, o que inclui ter de tomar decisões importantes durante a realização da assistência em enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com