TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fome, quatro letras e um grande significado hostil .

Por:   •  16/4/2017  •  Dissertação  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Fome no Brasil: como enfrentar esse problema?

                                     Fome, quatro letras e um grande significado hostil .

      Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se o crescimento constante de pessoas subalimentadas. Apesar de todos os avanços tecnológicos, econômicos e sociais a fome no Brasil, ainda atinge mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados do IBGE no ano de 2013, atualmente três anos se passaram e esses números cresceram absurdamente.

       Embora, haja várias campanhas de instituições famosas, criada por programas sociais estaduais ou federais, a fome ainda não conseguiu ter um fim, houve uma diminuição, mas os dados ainda são preocupantes, pois cerca de 32 milhões de pessoas passam fome, mais 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, ou seja, se alimentam de forma precária.

      Em 2012, foi o ano de grandes avanços, um deles foi à redução significativa da fome, pois a entidade internacional propões duas metas para o Brasil, que era cortar pela metade o número de pessoas passando fome e reduzir esse número para menos de 5% da população. E nesse ano, o país conseguiu alcançar suas metas propostas. Com as ações de segurança alimentar desenvolvidas e a criação dos programas como: bolsa família e fome zero, foram essenciais para a diminuição da fome do Brasil, segundo relatórios da ONU (Organização das Nações Unidas).

     O Brasil é um dos países mais ricos em extensão territorial com grande potencial agrícola, é um pais onde os recordes de produção se modificam de maneira crescente no decorrer dos anos, enquanto a fome faz parte do convívio de um número alarmante de pessoas. Isso se da pelo fato de que existe uma concentração fundiária e de renda. Onde grande parte do dinheiro do país está nas mãos de somente 10% da população brasileira.

      A exportação de alimentos do Brasil, é maior do que o próprio consumo, onde a relação entre a dívida externa do Terceiro Mundo e a deterioração cada vez mais elevada do seu nível alimentar leva a ser a principal causa da fome. Existem dois tipos de fatores para justificar essa causa, ou seja, o natural: clima; seca; inundações e pragas insetos, e aquele que é causado pelo o ser humano: como a instabilidade política; ineficácia e má administração dos recursos naturais; onde a utilização da “diplomacia dos alimentos” é utilizada como arma nas relações entre os países.

      Portanto, não só adianta fornecer cestas básicas e criar programas que diminua pequena porcentagem, onde se tem um número grande dentro da população. É preciso oferecer condições para que o cidadão tenha possibilidade de se auto sustentar por meio de um trabalho e uma remuneração digna, deve-se também diminuir as taxas de impostos e a grande exportação, pois enquanto os países desenvolvidos estão distante da fome, o Brasil só se aproxima cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com