TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O significado das letras «pedagogia»

Seminário: O significado das letras «pedagogia». Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Seminário  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

Quando confrontados com o significado da palavra pedagogia ou oque é ser um pedagogo, logo nós remete a cabeça a alguém que ensina algo. Esse conceito antiquado e até mesmo limitado do que é ser um pedagogo se deu há muitos anos, com início na década de 30. O raciocínio é simples: o ensino e educação são direcionados para as crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo.

Mas ao passar dos anos podemos ver de maneira mais ampla e globalizante o significado da pedagogia. Ela se ocupa de fato com a formação escolar das crianças, com processos educativos, métodos e maneiras de ensinar. Mas é também o conjunto de saberes que compete à educação enquanto fenómeno tipicamente social e especificamente humano. Trata-se de uma ciência aplicada de carácter psicossocial, cujo objeto de estudo é a educação.

A pedagogia não se refere apenas ás práticas escolares, mas a um conjunto extenso de outras práticas. O campo da educação é bastante vasto, considerando que a educação ocorre em muitos lugares e sob varias modalidade, como na família, no trabalho, na rua, na politica e na escola entre outros. Consequentemente se existe essas diversidades de praticas educativas, também existe varias pedagógicas. Partindo do ponto que a pedagogia esta diretamente relacionada com as praticas educativas, logo há também varias pedagogias: a pedagogia familiar, a sindical, dos meios de comunicação e além da pedagogia escolar.

Podemos afirmar, de fato, que a toda educação corresponde uma pedagogia. Vemos que a educação é o ponto alto da pedagogia, podemos defini-la como uma pratica social que busca realizar nas pessoas as características de humanização plena.

Podemos dizer que esses são os processos que constituem o objeto de estudo da pedagogia. Basicamente esses processos intervêm através da comunicação e do intercâmbio da experiência humana acumulada. A educação mais uma vez está ligada a processos de comunicação e de interação pelos quais os membros de uma sociedade adquirem saberes, habilidades, técnicas, atitudes e com isso ganham o necessário para produzir outros saberes, técnicas e valores.

É esse caráter de mediação cultural que explica as várias educações, suas modalidades e instituições, entre elas a educação escolar. Isso significa que a pedagogia lida com o fenômeno educativo, enquanto expressão de interesses sociais em conflito na sociedade em que vivemos. É por isso que a pedagogia expressa finalidades sociopolíticas.

O ato educativo intencional é dividido em duas características, a der ser uma atividade humana intencional ou seja há sempre intencionalidade educativa, implicando, escolhas, valores, compromissos éticos.

E também a de ser uma pratica social onde as práticas educativas não se dão de forma isolada das relações sociais que caracterizam a estrutura econômica e politica de uma sociedade, estando subordinadas a interesses sociais, econômicos, políticos e ideológicos de grupos e classes sociais.

O processo educativo se viabiliza, portanto, como prática social precisamente por ser dirigido pedagogicamente. É o caráter pedagógico que introduz o elemento diferencial nos processos educativos que se manifestam em situações históricas e sociais concretas. Precisamente pelo fato de a prática educativa se desenvolver no seio de relações entre grupos e classes sociais que é ressaltada a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com