TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonologia

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Letras e Inglês

Nome da Disciplina:  fonética e fonologia

Nome do Tutor (a): Julianni Guerra

Nome do Aluno (a): Rhúã Robson D Cézares Rodrigues das Chagas Netto

Número do RGM: 15513157

Nome da Unidade II: Gêneros poéticos e a compreensão da poesia

 Considero o estudo da fonética e fonologia como fundamental para o ensino da língua portuguesa devido aos domínios tão concretos como da ortografia, da evolução fonética da língua, das relações lexicais, dos recursos estilísticos, da versificação. Na ortografia são úteis noções como as de relação som-grafia, fonética articulatória e classificação dos sons para a resolução de erros fonéticos (ex: nessa para mesa) e de erros de uso (ex: centado para sentado)

No estudo da evolução fonética da língua, a partir de palavras em que ocorrem processos de evolução fonética, intervêm noções como as de produção e classificação dos sons da fala relações de proximidade e distância dos fonemas da língua e de processo fonológicos (inserção, supressão e alteração de segmentos, metátese) quanto a relações lexicais, como a homofonia e a homografia, intervêm noções como a da relação escrita/ som (a realização de alguns sons através de diferentes formas gráficas.na compreensão dos recursos estilísticos de ordem fonética ou rítmica, como exemplo a aliteração em (s), intervêm noções como relação escrita / som( a relação s através das grafias ``s``ss``c``e``ç´´. No domínio da versificação por exemplo na rima quando existem palavras com terminações gráficas idênticas mas que não rimam entre si, como cego e sossego intervêm noções como as diferenças entre som e escrita e instrumentos como a transcrição fonética.

O fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. Fonologia é a disciplina que estuda um dos sons da voz. Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra. Por exemplo, na língua oral as palavras manto e canto se distinguem apenas pelo fonemas ``m e ``c``.

Um estudo mais profundando dos fonemas no permite classificação dos mesmo em: vogais (o fonema e produzido sem nenhum obstáculo a sua passagem) semivogais (ditongos i e u) e consoantes ( o fonema é produzido após passar obstáculos como lábios, língua, dentes, palato, véu palatino e úvula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com