TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formaçao De Professo E Profissao De Docente

Trabalho Escolar: Formaçao De Professo E Profissao De Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS

Docente: PRISCILA ALESSANDRA DA SILVA

Discentes: ADAILSON COSTA

Data: 18/08/2014 Turma: 2014

A partir das leituras realizadas a respeito de: Formação de Professor e Profissão de Docente de, Antonio Novóa, podemos observar alguns pontos interessantes os quais merecem observações. Sobre os mesmos iremos dar alguns destaques nesta.

Com toda certeza, o assunto Profissão de Docente tem sido um dos assuntos de debates referente ao processo de expansão , qualidade da formação do mesmo e a grande ampliação do movimento organizado da categoria.

Observamos que a partir do século XIX, é que começa à ser consolidado o papel do professor, onde a profissão docente começa a ser vista com outros olhos, se é que podemos dizer assim, e observamos também que é em meados do século XVIII que o professor é considerado a “ voz dos novos dispositivos de escolarização e, por isso, o estado não hesita em criar as condições para a sua profissionalização ” . Podemos observar com isso, qual a real importância do papel do professor. Verificamos a importância que o mesmo tem para com a relação da educação e sociedade. A partir daí é que começa a surgir, ou melhor dizendo, a ser formada as escolas, as instituições de formação de professores, obviamente com um interesse muito maior do estado, porém, também dos professores, que com isso vem suas conquistas. Este ultimo, com o papel de formar e reformar novos profissionais de docente. Com isso criando a necessidade de criar, ou formar associações para juntos reivindicar melhorias do estatuto, controle da profissão e definição de carreira.

Observamos que nas últimas décadas o papel do profissional de docente vem de uma certa forma sofrendo com o processo de desprofissionalização, ou seja, a categoria vem perdendo atratividade, o gosto pela atividade em virtude das péssimas condições de escolas, salários e um enorme numero de valores perdidos ao longo do tempo. Tudo isso em virtude de: a expansão escolar; onde o governo diz que a escola é para todos e obriga o professor a passar de ano um aluno que não conseguiu ser letrado ainda, o aumento do pessoal da docência, as incertezas do papel da escola, colocando com isso em cheque a competência do docente.

E por esses motivos que surge como conseqüências a desmotivação pessoal do professor, abandono de carreira e insatisfação profissional. Conseqüência? Vemos docente indo para a sala de aula sem motivação alguma. Pois não tem o valor merecido.

Com tudo isso observamos o fracasso escolar, onde se ver o aumento do numero de matricula em todos os níveis de ensino, porém, o dualismo continua “uma escola boa para poucos, e uma escola precária para muitos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com