TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções

Trabalho Escolar: Funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 3

A paranoia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia) são doenças mentais que se caracterizam por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Quando se manifesta esta alienação da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos:

a.

Neurose

b.

Neurose Fóbica.

c.

Psicose

d.

Neurose Histérica.

e.

Neurose Obsessiva.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Philip Kosak, presidente da Carolina Fine Snacks, admite que sua atitude em relação à contratação de funcionários portadores de deficiência física influênciou a sua percepção sobre o desempenho deles no trabalho. Enfrentando alta rotatividade de funcionários, absenteísmo e uma fábrica operando com apenas 60% de sua capacidade, Kosak decidiu contratar deficientes, pensando: “o que tenho a perder?”. Mas, ele diz, “O que eu não sabia era que sairia ganhando”. Os trabalhadores deficientes físicos estão tendo um desempenho muito além das expectativas de Kosak, ajudando-o a melhorar a produtividade e o atendimento e a operar com 100% da capacidade. Kosak diz que a sua experiência com esses trabalhadores “mudou sua perspectiva sobre a vida”. Esta situação ilustra:

o preconceito social

a inclusão no mercado de trabalho

a exclusão no mercado de trabalho

os estereótipos

a rigidez de pensamento

0,2 pontos

PERGUNTA 3

“Cada um de nós é diferente. Tivemos experiências diferentes. Recebemos o sol de maneira diferente. Projetamos nossa sombra de maneira diferente. Por que então não teríamos cores diferentes?” (BUSCAGLIA, 1982). Qual será o projeto de vida de uma pessoa que, desde a sua infância, foi socializada para a incapacidade, a restrição e a dependência? Como é a vida afetiva dessa pessoa? Como se pode integrar socialmente essa pessoa cuja imagem foi desenvolvida pelos demais como sendo essencialmente diferente? Para os portadores de deficiências físicas, auditivas, visuais ou mentais, a inclusão social é fundamental. A inclusão, além de ser um direito adquirido, proporciona o aprendizado de se relacionar com os outros. É importante colocar os portadores de necessidades especiais, mais especificamente das deficiências físicas, auditivas, visuais ou mentais, em contato com outras pessoas. Infelizmente, a maioria das empresas não contrata portadores de necessidades especiais por iniciativa própria. O preconceito de que são incapazes causa receio. A Lei determina que empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 2% de suas vagas para portadores de necessidades especiais; acima de 201 empregados, devem reservar 3%; empresas com mais de 501, devem reservar 4% e com mais de 1001, pelo menos 5% das vagas devem ser preenchidas por portadores de necessidades especiais. A Lei faz com que as pessoas tenham que lidar com a diferença. Essa obrigação, certamente, leva à reflexão. A Lei que protege os portadores de necessidades especiais é a:

Lei 1324/92 foi criada justamente para tentar mudar esse panorama.

Lei 8213/91 foi criada justamente para tentar mudar esse panorama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com