TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Da Linguagem

Pesquisas Acadêmicas: Funções Da Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 7

Funções da Linguagem

Ao produzir um texto você também realiza a comunicação. Nesse ato, além de querer ser compreendido, deseja que suas idéias sejam depreendidas e aceitas pelo receptor. E, para a eficácia desse processo, são precisos seis elementos: emissor, receptor, canal, mensagem, código e contexto ou referente. Com base nesses elementos, podemos articular outro elemento, conforme a intenção do ato comunicativo. Deste modo, a linguagem atingiria diferentes funções ao dar prioridade a determinado elemento da comunicação. Classificamos essas funções em seis tipos: emotiva ou expressiva; referencial ou informativa; poética, conativa ou apelativa; fática e metalinguística.

Emotiva ou Expressiva

Leia a seguir a carta escrita por Jorge Amado a Zélia Gattai quando o escritor participava do Congresso da Paz, em Viena, em 1951. Essa carta é um exemplo de função emotiva.

Viena, 4

Meu amor,

Recebi hoje pela manhã teu telegrama, vou a buscar amanhã, segunda-feira, os remédios pedidos.

Faço-te este bilhete durante uma reunião de Comissão para te enviar minha saudade a ti, a João e a Paloma.

Nunca tive tanto trabalho em toda a minha vida. Entro no local da reunião antes das 8 da manhã e saio sempre depois da meia-noite. Ontem saí 1 e meia da manhã e fui despertado com teu telegrama às 6h. Estou fatigadíssimo.

Todo mundo vai sem novidade. Todos te enviam abraços.

Neste momento que te escrevo Dona Branca deve estar falando em plenário. Oh! Meu Deus!,

que senhora chata. Já estou farto.

Fiquei contente em saber que todos estão bem. Beija os meninos por mim e recebe um beijo meu com toda a saudade e o carinho do teu

Jorge”.

(Revista Cult, 165 – ano 15, fev.2012 – in Dossiê Jorge Amado, p.41)

Com a leitura, você observa que o autor está centrado em si mesmo, revelando seus sentimentos e suas emoções (minha saudade a ti, Fiquei contente), por isso é comum a constância do pronome de primeira pessoa (minha, meu, mim) e verbos nessa mesma pessoa (recebi, tive, saio, escrevo…)

O texto manifesta também opiniões (Oh! Meu Deus!, que senhora chata). A realidade do autor é retratada de forma subjetiva, é o seu ponto de vista que está em jogo. Além dessas características analisadas, o ponto de interrogação, reticências e exclamações são sinais que revelam emoções do emissor.

Portanto, tudo o que em uma mensagem revelar emoções, sentimentos, opiniões e avaliações do emissor diante da vida pertencerá à função emotiva da linguagem.

Observe ao lado um exemplo na linguagem não verbal da função emotiva.

Revista Veja. São Paulo : Abril, n.31 – 03 ago.2011 – Panorama.

Referencial ou Informativa

Leia a notícia apresentada a seguir.

06/02/2007 – 13h37 – G1 – Planeta Bizarro

Polícia prende 155 cabras e leva todas de camburão para a delegacia

Devastaram plantação de tomate e milho de um argentino.

Verdadeiro dono não apareceu para pagar fiança.

MENDOZA, Argentina – O agricultor Antonio Vergel decidiu colher alguns dos tomates e milhos que cultiva em seu sítio em Mendoza, na Argentina e, quando pôs os olhos na plantação, seu coração gelou: uma quantidade inacreditável de cabras devorava tudo o que via pela frente.

Depois de tentar sem sucesso espantar a horda de invasores, Vergel ligou para a delegacia, segundo foi publicado no site argentino Infobae.

“Eram dez e pouco da manhã e o homem, alucinado, nos contava sua tragédia. Fomos ao local com um caminhão preparado para o transporte de animais, mas chegando lá vimos que eram realmente muitas”, declarou um dos policiais ao Los Andes online.

Uma a uma, elas eram colocadas no caminhão na condição de presas. Foram encaminhadas a um centro de detenção de animais da polícia em Los Corralitos.

Na mesma tarde, pelo menos três pessoas apareceram dizendo ser as proprietárias do rebanho. A polícia afirmou que não vai ser assim tão fácil tirar a bicharada da cadeia.

Elas foram enquadradas no código 114 do Código Penal argentino, e o verdadeiro dono das cabras vai ter que pagar uma nota para libertá-las. Sem falar nos tomates e milhos do agricultor inconformado.

(Disponível em: g1.globo.com/planeta-bizarro)

Você notou, que a notícia acima, o autor utiliza a linguagem de forma direta, objetiva e impessoal: não tece comentários ou expressa qualquer juízo de valor quanto ao assunto abordado. Além disso, os vocábulos não são empregados em sentido figurado, negando a possibilidade de mais de uma interpretação por parte do leitor. A mensagem foi organizada com a intenção de transmitir informação precisa.

Dica 1 – Gramática Enem – Revise sobre normas de linguagem – http://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-normas-linguagem/

Portanto, no texto em questão, predomina a função referencial (denotativa) da linguagem, centrada na informação.

Pode-se encontrar esse tipo de função em textos de caráter científico e jornalístico. Também predomina a função referencial na combinação do código não-verbal e verbal, como pode ser visto no exemplo.

(Disponível em: blog.mcsx.net)

Poética

A rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas,

Pensem nas meninas

Cegas inexatas,

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas,

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas.

Mas, oh, não se esqueçam

Da rosa, da rosa!

Da rosa de Hiroshima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com