TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gitman

Seminário: Gitman. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

h\~spro]wi~kdzjjkkkkkkkkkkk

Segundo Gitman (1997), capital de giro refere-se aos ativos circulantes que sustentam as operações do dia-a-dia das empresa. Já o capital de giro (ou circulante) líquido, a diferença entre os ativos e passivos circulante, é uma medida conveniente da liquidez da empresa e também reflete sua capacidade de gerenciar suas relações com fornecedores e clientes. A administração ineficiente do capital de giro afetará dramaticamente o fluxo de caixa das empresa. Uma má administração das duplicatas a pagar pode resultar no pagamento de fornecedores em épocas indevidas, drenando os recursos de caixa da empresa.

As operações de distribuição geram maior porcentagem de capital de giro e concentram-se nas duplicatas a receber, estoques e duplicatas a pagar; uma empresa de serviços possui poucas ativos permanentes e enfoca basicamente as contas a receber.

A relação entre ativos e passivos circulantes desempenha um papel importante no estabelecimento das políticas de administração do capital de giro.

Duas considerações muito importantes na administração do capital de giro são os ciclos econômicos e a sazonalidade específica de determinados negócios. Mudanças nas condições econômicas afetam o volume de vendas que, por sua vez , influencia os níveis das duplicatas a receber e dos estoques.

Segundo Groppelli (2001), capital circulante líquido é a quantia de dinheiro que sobra após os passivos circulantes serem subtraídos dos ativos correntes:

Capital circulante líquido = Ativos circulantes – Passivos circulantes:

Entretanto, o capital circulante líquido pode também ser pensado como a porção dos ativos circulantes que deve ser financiada através do exigível a longo prazo ou patrimônio líquido.

Se o passivo circulante permanece o mesmo, o capital circulante líquido aumenta quando o ativo circulante aumenta. Entre empresas da mesma indústria e com a mesma quantia em ativos, a que tiver maior capital circulante líquido é mais líquida, porque mais ativos líquidos estão disponíveis para cobrir os passivos circulante. Por causa dessa linha de raciocínio, o capital circulante líquido é sempre visto como um indicador da liquidez na administração do capital de giro.

Segundo Hoji (2001), o capital de Giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que transformam-se constantemente dentro do ciclo operacional. Como próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, cadê vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até transformar finalmente (novamente)em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, devera estar maior do que o valor inicial.

O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, por que a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas( inclusive financeiras) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado por meio da venda do produto ou prestação de serviço.

O capital de giro líquido é a diferença entre o ativo corrente (ativo circulante) e o passivo corrente (passivo circulante) é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com