TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES PARA REVISÃO: livro “Princípios da Administração Financeira” – Lawrence J. Gitman.

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  21.416 Palavras (86 Páginas)  •  4.868 Visualizações

Página 1 de 86

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Professor Mestre Walber Lins Pontes

GABRIELE AMARAL FREITAS

GERUSA RIBEIRO DA SILVA

ATIVIDADE AVALIATIVA

QUESTÕES PARA REVISÃO: livro “Princípios da Administração Financeira” – Lawrence J. Gitman.

CAPÍTULO 1

  1. O que são finanças? Explique como esse campo afeta a vida de todas as pessoas e organizações.

A definição de finanças é a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Praticamente todos os indivíduos e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro. A área de finanças preocupa-se com os processos, as instituições, os mercados e os instrumentos associados à transferência de dinheiro entre indivíduos, empresas e órgãos governamentais. Muitas pessoas poderão se beneficiar da compreensão do campo de finanças, pois lhe permitirá tomar melhores decisões financeiras pessoais.

  1. O que vem a ser a área de serviços financeiros? Descreva o campo da administração financeira.

Os serviços financeiros dizem respeito à concepção e oferta de assessoria e produtos financeiros a pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais. A administração financeira diz respeito às atribuições dos administradores financeiros nas empresas. Os administradores financeiros são responsáveis pela gestão dos negócios financeiros de organizações de todos os tipos — financeiras ou não, abertas ou fechadas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles realizam as mais diversas tarefas financeiras, tais como planejamento, concessão de crédito a clientes, avaliação de propostas que envolvam grandes desembolsos e captação de fundos para financiar as operações da empresa.

  1. Quais os tipos jurídicos mais comuns de organização de empresas? Qual é o tipo dominante no que concerne a faturamento e lucro líquido.

Dentre as modalidades de organização de empresas, as três mais comuns são a firma individual, a partnership (sociedade de pessoas) e a sociedade por ações. As firmas individuais constituem as mais numerosas. Mas as sociedades por ações predominam no que concerne a faturamento e lucro líquido.

  1. Descreva as funções e o relacionamento entre as partes principais constituintes de uma sociedade por ações: acionistas, conselho de administração e presidente executivo. Como são remunerados os proprietários das sociedades desse tipo?

Os proprietários de uma sociedade por ações são os acionistas e seu direito de propriedade, ou equity, é representado tanto por ações ordinárias como por ações preferenciais. Os acionistas esperam ser remunerados por meio de dividendos — distribuições periódicas de lucro — ou pela realização de ganhos decorrentes do aumento do preço da ação. A administração das sociedades por ações encontra-se organizada de forma democrática. Os acionistas (proprietários) votam periodicamente para eleger os membros do conselho de administração e deliberar sobre outras questões, como a alteração do estatuto social. O conselho de administração costuma ser responsável pelo desenvolvimento de planos e objetivos estratégicos, pelo estabelecimento de políticas gerais, pela orientação dos negócios da empresa, pela aprovação de grandes dispêndios e pela contratação ou demissão, pela remuneração e pelo monitoramento dos principais diretores e executivos. Os membros do conselho podem ser tanto ‘internos’, como altos executivos da firma, quanto ‘externos’, como executivos de outras firmas, grandes acionistas e líderes nacionais ou comunitários. Os membros externos dos conselhos de grandes empresas costumam receber um honorário anual que vai de $ 15.000 a $ 25.000 ou mais. Também recebem, com frequência, opções de compra de um número especificado de ações da empresa a um preço preestabelecido e geralmente atraente.

  1. Indique e descreva sucintamente alguns tipos de modalidades jurídicas de organização, além das sociedades por ações, que confiram aos seus proprietários responsabilidade limitada.

Sociedade em comandita (LP): Sociedade em que um ou mais sócios têm responsabilidade limitada, desde que pelo menos um sócio (o comanditado) tenha responsabilidade ilimitada. Os sócios limitados não podem ter voz ativa na gestão da empresa; são investidores passivos.

Sociedade do tipo S (S Corp): Para fins fiscais, trata-se de uma entidade constituída de acordo com a Seção S do Código Tributário Norte -americano, que permite a certas sociedades por ações com 100 acionistas ou menos optar por serem tributadas como sociedades por cotas. Seus acionistas obtêm os benefícios organizacionais de uma sociedade por ações e as vantagens fiscais de uma sociedade por cotas. Entretanto, perdem certas vantagens fiscais relacionadas a planos de aposentadoria.

Sociedade por ações de responsabilidade limitada (LLC): Permitida na maioria dos estados norte -americanos, a LLC confere a seus proprietários, como aos das sociedades de tipo S, responsabilidade limitada e tratamento fiscal de uma sociedade por cotas. Mas, ao contrário da S Corp, a LLC pode controlar mais de 80% de outra sociedade por ações, e as sociedades por ações, sociedades por cotas e os não residentes nos Estados Unidos podem possuir ações de LLCs. Elas são apropriadas para empreendimentos conjuntos de duas ou mais empresas (joint ventures) ou projetos desenvolvidos por meio de uma subsidiária.

Sociedade por cotas de responsabilidade limitada (LLP): Sociedade permitida em muitos estados norte -americanos; as normas variam de um estado para outro. Todos os sócios têm responsabilidade limitada. São legalmente responsáveis por seus próprios atos de imperícia, mas não pelos dos demais sócios. A LLP é tributada como uma partnership. É frequentemente usada por profissionais liberais, como advogados e contadores.

  1. Por que o estudo da administração financeira é importante para sua vida profissional, independentemente da sua área de atuação na empresa? Por que é importante para sua vida pessoal? 

Precisa-se entender as atividades do administrador financeiro para aumentar as chances de sucesso na carreira escolhida. Todos os gestores de uma empresa, independentemente dos cargos que ocupem, interagem com o pessoal financeiro para justificar necessidades de contratação, negociar orçamentos operacionais, lidar com avaliações de desempenho financeiro e defender propostas — pelo menos em parte — com base em seus méritos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (136.5 Kb)   pdf (779.3 Kb)   docx (100.5 Kb)  
Continuar por mais 85 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com