TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Géneros de texto e seus recursos

Tese: Géneros de texto e seus recursos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Tese  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 15

10 Gêneros Textuais e suas Características

1) Noticia

Tratando-se de um texto bastante recorrente nos meios de comunicação, relato de fatos ou acontecimentos atuais geralmente de importância e interesse para a comunidade sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve.

Em virtude da Noticia compor a categoria jornalística, caracteriza-se como uma narrativa técnica, clara, objetiva e precisa, isentando-se de quaisquer possibilidades de múltiplas interpretações por parte do receptor.

Os títulos são chamativos para atrair a atenção de quem lê. No inicio do texto freqüentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fato noticiado. Para aprimorar nossos conhecimentos quanto a estes aspectos inerentes ao gênero, enfatizaremos estes elementos.

Manchete ou Titulo – Geralmente apresenta-se grafado de forma bem evidente, para despertar a atenção do leitor.

Titulo Auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo á tornar ainda mais atrativo.

LIDE – Corresponde ao primeiro parágrafo, que normalmente procura ater-se os traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? , Onde? , Como? , Quando? , Por Quê?

Corpo da Noticia – Relaciona-se a informação ropriamente dita, procedendo á uma exposição de uma forma detalhada, veracidade em relações aos fatos divulgados, predominando o caráter objetivo, discursivo.

2) Entrevista

Forma objetiva de registrar um depoimento de uma pessoa publica ou que esteja relacionado a alguém, acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoas do entrevistado. Para tanto é organizada na forma de perguntas e respostas.

3) Resenha Crítica

Texto que apresenta o conteúdo de uma obra. Indica-se a forma de abordagem do autor a respeito do tema e da teoria utilizada. É uma analise critica, pois encerra um conceito de valor emitido pelo autor da resenha sobre a obra em questão. Pode-se fazer uma resenha de crítica sobre livros, show, espetáculo teatral, entre outros.

4) Carta do Leitor

Texto em que o leitor de jornal ou da revista manifesta seu ponto de vista sobre um determinado assunto da atualidade, usando elementos argumentativos.

5) Currículo

É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmico e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o Curriculum

Vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

Ele é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica e dados pessoais para contato.

6) Crônica

Texto que aborda assuntos e acontecimentos do dia - a – dia, aprendidos pelas sensibilidades do cronista e desenvolvidas de forma pessoal por ele. Geralmente, contém ironia e humor, já que seu objetivo principal é fazer uma critica social ou política.

7) Ofício

Tipo de correspondência externa usada especialmente quando o destinatário é órgão publico. Ele serve para “informar, encaminhar documentos”.

8) Editorial

Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possuindo estrutura semelhante á de um texto dissertativo, de intenções persuasivas. Nele os editores do veiculo expressam, formalmente, sua opinião acerca de diversos assuntos, principalmente os mais polêmicos e atuais. Ele representa a opinião do veiculo onde foi publicado.

9) Romance

Gênero da Literatura, herdeiro da epopéia. É tipicamente um gênero do modo narrativo como a novela e o conto.

10)

Reportagem

Relato de fatos de interesse do publico, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado. Nesse tipo de texto podem ocorrer interpretações e opiniões acerca do fato relatado, baseados em estatísticas, depoimentos e comparações com acontecimentos relacionados ao assunto tratado.

O tema da reportagem pode ser narrativo, de forma expositiva na qual o repórter se atém à apresentação simples e objetiva dos fatos, interpretativa modalidade em que se estabelece conexão com acontecimento já ocorrido e a opinativa em que há um propósito de convencer o interlocutor acerca de uma determinada opinião.

A reportagem também tem seus aspectos inerentes ao gênero, enfatizaremos estes elementos.

Manchete ou Titulo – Geralmente escrito em letras garrafais, tem por objetivo atrair a atenção do publico – alvo para o que se deseja comunicar. Dai o perfil atrativo, composto por frases concisas, embora objetivo.

Titulo Auxiliar – Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informações, de modo á tornar ainda mais atrativo.

LIDE – Primeiro parágrafo apresenta todos os aspectos relevantes da comunicação em pauta respondendo aos seguintes elementos constitutivos: Quem? , Onde? , Como? , Quando? , Por Quê?

 Uma das funções do gênero segundo Jost (2004) é o direcionamento da interpretação do texto por parte do receptor. Os gêneros devem ser buscados e definidos tanto do ponto de vista da construção de sentido (regras semânticas), quanto do estabelecimento de um contrato de interlocução com o outro(regras pragmáticas). Eles dizem respeito à relação entre enunciado (o que é dito, conteúdo) e a enunciação (modos de dizer).

Martín-Barbero (1997) analisa o gênero como estratégia de comunicabilidade, lugar privilegiado de mediação, espaço de negociação entre objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com