TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais Definições E Funcionalidade

Artigo: Gêneros Textuais Definições E Funcionalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

Gênero Textual: definição e funcionalidade

Os novos gêneros textuais surgiram por necessidade e por questões sócio-culturais que vieram se modificando com as inovações tecnológicas, caracterizado por serem eventos textuais dinâmicos diferentes dos séculos passados que eram limitados e priorizavam a linguagem oral. Atualmente se encontram outros gêneros e novas formas de se comunicar tanto na oralidade como na escrita, onde se desenvolve mais pela função comunicativa, cognitivas e institucionais do que por fatores lingüísticos e estruturais.

Através das novas tecnologias de comunicação como o telefone, radio gravador etc, sua intensificação fez surgir uma gama de novos gêneros textuais, uma renovação com bases nos já existentes como é o caso do telefone que apresenta similaridade com a conversação que já lhe é pré-existente, mas, que pelo canal telefônico, realiza-se com características próprias. Os limites entre a oralidade e a escrita ficam menos visíveis através do hibridismo que desafia as relações entre a oralidade e a escrita inviabilizando a velha visão dicotômica. É através desse gênero que se observa uma integração entre os vários tipos de semioses como o signo verbal, sons, imagens e formas em movimento.

A comunicação verbal se dá através de algum gênero textual, sendo impossível não se comunicar verbalmente que não seja através de algum texto, posição defendida por alguns autores como Bakhtin e Bronckart, que tratam da língua em seus aspectos discursivos e enunciativos, contextual e interativa e não por suas peculiaridades formais, tendo uma visão de língua como atividade social, histórica e cognitiva, levando em conta que os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo constituindo de algum modo.

Alguns autores como Douglas Biber, John Swales entre outros defendem a idéia da distinção entre gêneros e tipos textuais em que se usam a expressão tipo textual para designar a natureza lingüística de sua composição como os aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais e relações lógicas, abrangendo ainda as categorias como a descrição, narração, dissertação, exposição e injunção. Já a expressão gênero textual refere-se, às diversas formas de expressão que apresentam características sócio-comunicativas como a carta, bilhete, reportagem jornalista, aula esportiva, horóscopo, receitas culinárias, aulas virtuais, resenhas e etc. Sendo que o tipo textual aparece em qualquer gênero textual da mesma forma que um gênero textual pode conter mais de um tipo textual.

Essa diferenciação faz com que os tipos textuais apareçam em números limitados, já os gêneros textuais quase ilimitados, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua. Na expressão de domínio discursivo que serve para designar a instância de produção discursiva ou atividade humana, o que não são nem texto e nem discurso, mas propiciam o surgimento de discursos bastante específicos como discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso entre outros. Uma das características básicas do tipo textual está no fato de eles serem definidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com