TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Pinóquio

Resenha: História do Pinóquio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Logo no início do livro, o autor conta sobre os motivos que o levaram a escrever essa história, ele critica e destaca seus questionamentos sobre os contos de fadas, e a forma que são tratadas, generalizando as pessoas. Rubem Alves reescreve, então, a famosa estória de Pinóquio enfatizando o seu ponto de vista em relação às abordagens pedagógicas na sociedade. Sendo assim, é importante ressaltar que o autor desse livro mostra uma visão humanista em sua maneira de pensar.

A estória do Pinóquio ensina que as crianças nascem sem conhecimento, e após entrarem na escola recebem informações. Se não passarem pela escola, correm o risco de se tornar jumentinhos, com rabo e orelha de burro. Através dessa história o autor transforma o Pinóquio em um garoto de carne e osso, denominado Felipe, onde à medida que cresce é altamente condicionado por seus pais, a ter uma visão tradicional em relação à escola e a vida.

O livro conta a história de Felipe, um garoto curioso, que tudo questiona e quer obter respostas, e sempre escuta dos seus pais a seguinte frase: "na escola você aprenderá". Seus pais tinham um sonho que Felipe fosse bem sucedido profissionalmente, como um médico, um administrador ou outras profissões. Diferente de seus pais, Felipe era apaixonado por pássaros, e acreditava que na escola aprenderia tudo sobre isso. Chegando a escola ele descobre que não se pode aprender sobre tudo que gosta ou quer somente o que está no "planejamento", porque é esse conteúdo que ele irá precisar para passar no vestibular e se tornar um bom profissional.

Após viver a experiência de ir à escola, Felipe percebe que nem todas as suas perguntas serão possíveis de obter resposta através das informações fornecidas pelo planejamento. Rubem Alves enfatiza dessa maneira a forma que Felipe deixa de questionar e aceita a proposta inicial de seus pais, ser um grande profissional e não um ser humano feliz, que para ele seria se tornar um grande criador de pássaros.

Encontramos neste livro as seguintes abordagens: tradicional, método ao qual o professor é único responsável pelo ensino e aprendizado. Humanista, onde trata o ser humano como ser pensante e responsável pelos seus próprios pensamentos e não mais como um simples ser vazio de informações.

CONCLUSÃO

O livro nos faz refletir sobre o papel do professor, e sobre a capacidade que este tem de criar sonhos, bem como miná-los. Leva-nos a refletir sobre o papel da escola, e dos pais, e a importância em considerar o potencial de cada criança como individuo, sem comparações, pois cada criança tem uma forma de aprender, de ver o mundo, as coisas, pois cada criança é única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com