TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História literária

Seminário: História literária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Narrativa Literária

A narrativa não pode existir sem alguns elementos essenciais. O acontecimento, que sem ele não existe a história. Aqueles que vivem os acontecimentos que são as personagens em tempos e espaços definidos e o narrador que é o elemento fundamental à narrativa, já que é ele que transmite a história e que faz a mediação entre ela e o ouvinte, o leitor ou o espectador.

Estes são os mais conhecidos tipos de narrativa literária:

Romance: Esta narrativa aborda uma situação fictícia onde existem elementos da vida de uma ou várias personagens. Neste caso o enredo é formado por vários conflitos, sendo que um é o principal e os outros são secundários. A famosa escritora Agatha Christie (também conhecida como "a rainha do crime"), criadora do detetive Poirot, escreveu ao longo da sua vida mais de 80 romances policiais.

Novela: Na novela é possível acompanhar o desenvolvimento do enredo em uma seqüência temporal bem definida, onde estão presentes várias personagens, como no romance. A novela é feita com o objetivo de divertir e cativar com a sucessão de acontecimentos que muitas vezes está ligada com temas da vida de cada dia.

Conto: Este é o caso de uma narrativa mais curta, compacta e com poucos personagens, onde só existe um conflito num espaço e num tempo reduzidos.

Crônica: Esta narrativa é um texto mais informal que conta perspectivas do dia-a-dia, onde várias vezes o cronista sutilmente denuncia através do seu texto algum problema de ordem social.

Fábula: Caracterizada por apresentar animais como personagens, a fábula tem o propósito de ensinar algo a nível moral ou ético. Algumas das fábulas mais conhecidas são da autoria de Esopo e La Fontaine.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com